Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda os impactos causados pela construção da Usina de Belo Monte

www.flickr.com/photos/pacgov/12457650715/sizes/o/in/photostream

A construção da Usina de Belo Monte no rio Xingu, localizado próximo do norte do Pará, gerou inúmeras discussões a cerca dos impactos que ela causaria ao meio ambiente. Aos olhos de uns, os impactos são positivos e garantem benefícios à sociedade, para outros, o projeto trará mais desvantagens do que vantagens.

Como forma de defender a construção da usina, muitas campanhas foram realizadas apresentando os pontos positivos. A geração de mais de 41 milhões de megawatts de energia anualmente, que seria o suficiente para atender o consumo de 20 milhões de brasileiros, por exemplo, foi um dos pontos apresentados.

Outra questão abordada foi a respeito do desenvolvimento econômico, que segundo as pessoas que são a favor da construção, a economia seria beneficiada através da geração de empregos.

Frente a isso, outras campanhas contra o projeto, foram realizadas. Algumas delas, aliás, contaram com a participação de artistas renomados da televisão brasileira.

De forma geral, as pessoas que não concordam com a construção da Usina de Belo Monte, apresentam os malefícios do projeto, como o impacto negativo que este causará ao meio ambiente.

O primeiro deles é referente à inundação de áreas na cidade de Altamira e Vitória do Xingu. Isso aconteceria devido à construção de dois canais, os quais desviariam o leito do rio. Este fator afetaria o meio de transporte da população que se locomove através do transporte fluvial.

O desmatamento é um tema que também está fortemente ligado a construção da Usina de Belo Monte, pois cerca de 640 km quadrados de floresta amazônica seriam alagados, inundados e destruídos. Vale lembrar que este fator ainda compromete a cultura local. E, além dela, o projeto também comprometerá a flora e a fauna local.

A pesca realizada por muitos indígenas que moram em Paquiçamba e Arara de Volta Grande do Xingu também seria muito prejudicada através da diminuição da vazão do rio Xingu. Vale mencionar que muitos vivem desta prática.

Logo, a Usina de Belo Monte, realmente impactará o meio ambiente. Basta avaliar a fundo se este impacto será mais positivo ou negativo para concluir se a implementação do projeto realmente valerá a pena.