Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda quais são as consequências da inversão térmica

Fenômeno atmosférico bastante comum em centros urbanos grandes e industrializados, a inversão térmica ocorre, sobretudo, naqueles lugares cuja localização seja em áreas cercadas por montanhas ou serras.

Depositphotos.com/AndreyPopov A inversão térmica pode provocar doenças respiratórias e intoxicações.

O processo da inversão térmica se dá quando o ar mais denso (ar frio) torna-se impedido de circular em virtude da presença de uma camada de ar menos denso (ar quente), o que, por consequência, provoca uma alteração na temperatura.

Outro fator bastante comum e agravante das situações de inversão térmica é a presença da camada de ar fria, que, ao ficar retida próxima à superfície terrestre, acaba por aglomerar consigo uma enorme concentração de poluentes.

Dessa forma, forma-se enorme camada de cor cinza, proveniente dos gases e poluição emitidas por automóveis, fábrica, indústrias, dentre outros.

Salienta-se ainda que a dispersão desses poluentes concentrados próximos a superfície terrestre fica bastante prejudicada.

Para os moradores de cidades como São Paulo, essa situação é bastante comum, principalmente no inverno, quando, em virtude da perda de calor e da falta de chuvas, a dispersão dos poluentes se torna muito difícil.

Vale ressaltar que a inversão térmica é um fenômeno natural, amplamente registrado mesmo em áreas rurais ou com baixo índice de industrialização. Todavia, o modo intenso e bastante concentrado em poluentes que afeta as cidades grandes é o modo nocivo desse fenômeno.

Consequências da inversão térmica em grandes centros urbanos:

  • Doenças respiratórias;
  • Irritação nos olhos;
  • Intoxicações.

Para minimização das ocorrências e dos danos provocados pela inversão térmica se faz necessária a adoção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, que priorizem a utilização de biocombustíveis, que realize fiscalizações e responsabilize indústrias que emitam poluentes acima dos níveis aceitáveis, que priorize transportes públicos e o bem estar social.