Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

A importância das auditorias ambientais nas empresas

https://www.istockphoto.com/br/foto/green-energy-gm683962670-125586121

O mundo passou a prestar mais atenção à sustentabilidade e, como consequência, até as relações de consumo ganharam novas formas. Isso sem falar que, cada vez mais, governos e instituições públicas têm criado leis e normas que devem ser cumpridas pelas empresas como forma de garantir a proteção do meio ambiente.

Por isso, é cada vez mais alta a procura por uma auditoria ambiental, que garante não apenas a aplicação das leis vigentes, mas o funcionamento da sociedade e do mercado de forma responsável, evitando acidentes e a degradação de biomas.

O que é uma auditoria ambiental e como ela funciona?

A auditoria ambiental nas empresas é um processo que serve para verificar se o funcionamento de uma companhia está de acordo com as normas ambientais vigentes. Esta avaliação é feita de maneira bastante sistemática, de modo a verificar se todas as normas técnicas estão sendo observadas durante a produção dos materiais e descarte de cada tipo de lixo.

Também são verificadas as possibilidades de que ocorram acidentes ambientais, como está sendo feito o uso dos recursos e quais os impactos estão sendo deixados durante estes processos.

O foco da auditoria ambiental pode mudar de acordo com os objetivos da empresa que solicitou este processo de averiguação e, portanto, diferentes técnicas podem ser utilizadas. Em geral, esta avaliação leva em consideração a documentação da empresa, a aplicação das leis e os critérios estabelecidos para a proteção e o respeito ao meio ambiente.

A auditoria pode ser tanto um instrumento de controle do estado ou servir como forma de elaborar um planejamento maior, vindo da própria empresa com o intuito de estabelecer novas formas de produção e entrega ao mercado. Desta maneira, é possível que a empresa passe a ter um papel mais ativo e responsável, minimizando seu impacto na natureza e garantindo um futuro melhor por meio da preservação dos recursos naturais.

Vantagens em contratar uma auditoria ambiental?

Para a empresa que está passando pelo processo, a maior vantagem em contratar um serviço de auditoria ambiental está em se tornar parte ativa da transformação da sociedade, visando sempre uma melhoria do meio ambiente para o bem comum. Isso contribui de maneira significativa para a imagem da organização perante o mercado, fazendo com que ela se destaque entre seus concorrentes.

Há, ainda, alguns benefícios que envolvem diretamente os resultados da empresa, já que garantem uma imagem mais positiva no mercado melhorando o valor agregado e produtos e serviços. Ou seja, apostar em uma auditoria ambiental é uma forma de mostrar para o mercado o quanto a empresa realmente se preocupa com seu impacto ambiental.

Para que este benefício seja conquistado, entretanto, a empresa deve criar um plano de aprimoramento de sua gestão ambiental, corrigindo erros identificados na auditoria e trabalhando para que eles não voltem a acontecer. Para os governos e instituições, uma auditoria ambiental nas empresas garante o cumprimento das leis e normas, garantindo a proteção do local onde ela está inserida.