Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

A importância do descarte correto de produtos químicos vencidos

https://www.gettyimages.pt/license/518247370

O descarte correto de produtos químicos vencidos é um cuidado que não recebe a devida importância por boa parte da sociedade. Esta é uma atitude incorreta, visto que os produtos químicos fazem muito mal para a saúde, independentemente de qual ele seja e mesmo após ele ter sido usado.

Descarte correto de produtos químicos de acordo com a classificação

A classificação entre os produtos é a forma mais correta de precaver os danos principalmente para o meio ambiente. Confira abaixo qual é a forma correta de separar os produtos:

Líquidos

Para produtos químicos líquidos, o mais recomendado é que ele seja colocado de novo em sua embalagem original. O líquido é o produto que oferece mais riscos dentro de todos os outros e, por isso, o ideal é utilizar galões de plástico rígido. Quanto mais cuidado, melhor para o bem-estar de todos.

Resíduos químicos sólidos

O cuidado com esse tipo de produto também é primordial. Para descartar resíduos químicos em estado sólido, é preciso de uma caixa com nenhum furo aparente, que esteja devidamente lacrada e etiquetada para que outras pessoas possam identificar o produto. O produto tem que ficar dentro da caixa até chegar a um lugar apropriado.

Medicamentos

Os medicamentos têm descarte bastante complexo, especialmente porque eles precisam ser revisados para verificar se não há um produto vencido no meio deles. O Brasil é o sétimo país com o maior índice de uso de medicamentos do mundo, seguido pelos Estados Unidos, que também têm uma conduta bem diferente em relação ao descarte de medicamentos vencidos.

Nos Estados Unidos o costume é jogar os medicamentos vencidos na privada e dar descarga logo em seguida, uma forma bem errada de se livrar dos produtos: além de agredir fortemente o meio ambiente, a saúde também pode ser prejudicada por conta desse gesto.

No Brasil, por outro lado, as pessoas costumam jogar os medicamentos vencidos na rua ou em sacos de lixo frágeis. Como consequência, acaba sobrando para os animais de rua que, buscando alimento, muitas vezes rasgam o lixo e comem os produtos descartados.

Como fazer o descarte de produtos químicos

Uma vez que o descarte de produtos químicos vencidos pode ser bastante complexo, a demanda por esse tipo de serviço torna-se necessária, especialmente entre empresas que trabalham com a produção e fornecimento desses itens.

Para proteger as marcas e anular os riscos de contaminação ou venda clandestina de produtos químicos vencidos, a Dinâmica Ambiental oferece um serviço de descaracterização de produtos inservíveis, garantindo o descarte correto dos resíduos sem que haja prejuízos para as empresas, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. Confira nossos serviços!