Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Logística Reversa de Aerossóis

www.istockphoto.com/br/foto/colorido-spray-latas-%C3%ADcone-3d-isolada-gm150484910-21094453

Vivemos em uma sociedade consumista em que as pessoas se veem atraídas a comprar cada vez mais, com ou sem necessidade. Neste contexto, o descarte de materiais é uma questão preocupante, pois grande a maioria da população não presta atenção ou não se importa com a destinação do lixo.

A falta de planejamento e controle sobre os resíduos gerados é um grande problema enfrentado pelo poder público, empresas e pelo consumidor. A logística reversa é uma proposta ambiental economicamente viável, que está prevista na legislação ambiental: muitas empresas já estão trabalhando em projetos de Logística Reversa de seus resíduos, embora ainda representem uma minoria.

Nos dias atuais, a tecnologia é uma importante ferramenta para o alcance de resultados positivos nos programas de logística reversa de resíduos. A diminuição dos recursos naturais, os altos custos de extração e logística e o surgimento de requisitos legais são aspectos que tem levado as empresas a investirem em reaproveitamento e reciclagem dos resíduos gerados.

A logística reversa tem como principal objetivo promover o fluxo eficaz de matérias-primas em processos de inventário, produtos acabados fora de especificação ou validade e resíduos gerados no pós-consumo. Todas essas atividades devem operar no sentido inverso.

Muito se fala sobre reciclagem, mas muitos resíduos ainda não são reciclados devido à inviabilidade econômica, desconhecimento ou por questões políticas. Entre eles, destaque para as embalagens de aerossol.

A indústria de aerossol se encontra em um cenário bastante promissor e que está em constante crescimento. As projeções da ABAS – Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários são de 1,4 bilhão de aerossóis comercializados até 2021, apenas no Brasil.

As embalagens de aerossol estão presentes em nosso dia a dia como uma forma prática de utilizar variados produtos dos setores pessoal, doméstico, médico, técnico e de uso industrial. Sua reciclagem em condições adequadas de segurança é possível e economicamente viável dentro do programa de logística reversa.

As embalagens de aerossol são compostas por materiais 100% recicláveis e de valor comercial atrativo, especialmente alumínio, aço e plástico.

As embalagens de aerossol são classificadas como resíduos perigosos especiais, pois não podem ser destinadas para incineradores, usinas de coprocessamento e aterros. Além dos produtos envazados, o gás utilizado no envase das latas as tornam passíveis de explosão quando gerenciadas de forma inadequada.

A Dinâmica Ambiental é uma empresa especializada em logística reversa de aerossóis e produtos inservíveis. Com sistema de gestão integrado ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001, a empresa apresenta tecnologia de ponta para despressurização de aerossóis, reciclagem e disposição final ambientalmente correta dos resíduos gerados no processo.

Ao chegar à Dinâmica Ambiental, as embalagens passam por um equipamento especial responsável pela despressurização. Os gases são captados e tratados de forma que possam ser reaproveitados ou dispensados na atmosfera. Neste processo ocorre a separação dos componentes da lata e do produto envazado. Depois de separados, é feita a classificação dos resíduos para reaproveitamento e reciclagem ou tratamento e destinação corretos.

Desta forma, a Dinâmica Ambiental tem importante participação nos programas de logística reversa de embalagens de aerossol — ou seja: no retorno destas embalagens para a cadeia produtiva de forma direta ou indireta, contribuindo para desenvolvimento sustentável.