Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Os malefícios do descarte incorreto de bitucas de cigarro

www.flickr.com/photos/maelvillafranco/7044412233

Quem vive e trabalha em grandes cidades, sabe que as ruas e avenidas estão cada vez mais poluídas por bitucas de cigarro. A falta de educação dos fumantes e a ausência de lixeiras especiais para receber as bitucas são os principais causadores de um ambiente visualmente feio, com cheiro desagradável e que também pode provocar vários transtornos, como o entupimento de bueiros.

Em áreas verdes, como parques e florestas, o descarte incorreto das bitucas pode provocar queimadas e destruir o habitat de animais e plantas. Para diminuir estes prejuízos ambientais, cada vez mais surgem soluções para incentivar o descarte correto e até a reciclagem das bitucas de cigarro.

Cinzeiros pela cidade

Uma alternativa mais lógica e fácil de ser aplicada para combater o descarte incorreto de bitucas de cigarro é a instalação de cinzeiros ou lixeiras específicos para este fim.

Programas de coleta ambiental de bitucas de cigarro

Existem diversos programas que incentivam a coleta ambiental de bitucas de cigarro. É o caso do Bituca Verde, iniciativa que produz e distribui coletores de bitucas, que são armazenados e enviados para cooperativas de reciclagem. O projeto também abre espaço para que as pessoas do Rio de Janeiro e São Paulo enviem, por conta própria, as bitucas coletadas em casa ou no trabalho.

Outras iniciativas, como o Programa Coletor Ambiental e Rede Papel Bituca (formada por ONGs), também merecem destaque pelo trabalho de coleta, armazenamento e correta destinação das bitucas de cigarro. A Rede Papel Bituca, inclusive, realiza a reciclagem das bitucas e transforma em papel que posteriormente será utilizado em itens ecológicos.

Descarte incorreto de bitucas de cigarro: panorama mundial

Soluções como as citadas anteriormente auxiliam diretamente na redução de um quadro preocupante: anualmente, mais de cinco trilhões de bitucas viram lixo em todo o mundo. Se já não bastasse este número elevadíssimo, os fabricantes de cigarro também trabalham muitas vezes com materiais sintéticos e altamente resistentes à degradação natural. Outro dado que vale a pena ser lembrado é o tempo médio de decomposição de uma bituca: cinco anos na natureza.