Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O uso e cultivo de tabaco afeta o meio ambiente

Os males que o tabaco causa em pessoas já é reconhecido por todos, mas uma vítima que poucos conhecem, é o meio ambiente.

O uso e cultivo de tabaco é alvo de preocupação para ambientalistas, devido a aplicação de agrotóxicos e pesticidas, além do uso de lenha para aquecer estufas que secam folhas, levando ao desmatamento e desequilíbrio da biodiversidade.

Inclusive, a questão da queima de madeira é um alerta importante, pois as folhas de tabaco são tratadas em fumaça proveniente da queima de madeira, ou seja, milhares de árvores são abatidas por conta da produção de cigarro.

Fumar é um ato anti ecológico, não somente pela fumaça que exala no ambiente, mas por sua produção, já que o tabaco é uma planta extremamente suscetível ao ataque de pragas, precisando do uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes.

Ecologistas temem, que tais produtos tóxicos agridam o solo, rios e cadeias alimentares. Afetando o meio ambiente de forma agressiva.

Grande parte da produção de tabaco é feita em países do terceiro mundo, como o Brasil, Índia, China e Turquia. Mas, em especial no Brasil, seu cultivo tem causado desmatamento, desertificação do solo e muitos outros problemas ambientais.

Causas preocupantes do tabaco

Uma das principais fontes de poluição em locais fechados nos países desenvolvidos é a fumaça, que contém mais de 4 mil substâncias químicas e gases tóxicos, incluindo algumas que podem provocar irritação e até mesmo doenças como o câncer.

Segundo estudo realizado por Tidy Britain Group, outro problema preocupante são as pontas de cigarro, pois cerca de 40% do lixo varrido nas ruas do Reino Unido são de pontas. Os fumantes jogam cerca de 200 milhões de pontas e 20 milhões de maços de cigarros vazios, por dia.

Emissões de fumaça proveniente do tabaco contribuem com milhares de toneladas de gases tóxicos e de efeito estufa na atmosfera. Cerca de 66% dos 15 bilhões de cigarros vendidos diariamente no mundo são descartados na natureza.

No Brasil, pontas atiradas em estrada, pela janela do carro são pesadelos para vigilantes de parques nacionais. Já que as queimadas são ocasionadas pelo uso indevido de fumantes desavisados.

Além disso, os cigarros são causas comuns de incêndios, provocadas por pontas e palitos de fósforos usados por fumantes.

Saúde e economia

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, e custa aos lares e ao governo mais de US $ 1,4 trilhão, devido a despesas com a saúde e perda de produtividade.

O tabaco é uma ameaça para todos, pois aumenta a pobreza, reduzindo a produtividade econômica. Uma das alternativas pela OMS é a elevação de impostos. Hoje, governos já coletam US $ 270 bilhões em receita do cigarro por ano. Esse valor poderia aumentar em mais US $ 141 milhões, se cada pacote tivesse seu preço elevado em um dólar.

De acordo com Douglas Bettcher, diretor da OMS, o tabaco é uma barreira ao desenvolvimento global.