Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Óleo de cozinha e o meio ambiente

Procurar imagem

O óleo usado de cozinha não pode ser descartado em qualquer lugar. O mais comum é que você jogue detergente em cima e descarte na pia da cozinha, ou então jogue na terra, no fundo do quintal.

O problema é que nenhuma dessas formas de descarte é correta, e assim como outros tipos de material o óleo de cozinha precisa de atenção especial.

Hoje já existem alguns carros de coleta que passam em frente às casas, então você pode separar o óleo usado em uma garrafa pet e entregar para essas pessoas, que darão a destinação correta ao óleo de cozinha. Há também postos de coleta onde é possível entregar o óleo velho.

O que acontece quando o óleo usado é descartado na pia?

Quando o óleo usado é descartado na pia da cozinha o primeiro problema surge ainda no seu lar, com o entupimento das tubulações de esgoto.

Mas não para por aí. Você sabia que uma colher de sopa de óleo de cozinha pode contaminar até um litro de água?

Se o descarte foi feito na pia da cozinha, o óleo é então levado a rios e represas, causando a contaminação da água. Ele também gera uma perda maior da água que poderia ser tratada e reutilizada.

E se o descarte é feito no lixo normal?

O lixo normal também não é uma opção adequada para descartar o óleo de cozinha. Quando jogado junto ao lixo orgânico, acaba em lixões ou aterros e pode poluir o solo, sem contar que atrai ratos e baratas e pode causar doenças.

Mesmo quando colocado em uma garrafa pet ou outro recipiente, o líquido pode vazar e então entrar em contato com o solo e outros produtos que foram parar no lixão.

Descarte correto com foco na sustentabilidade

O descarte correto do óleo usado tem foco na sustentabilidade e permite que o mesmo seja reciclado e reutilizado. Você sabia que o óleo de cozinha, quando recebe a destinação correta pode até mesmo se transformar em biodiesel?

Então, o ideal é sempre ter em sua cozinha uma garrafa pet ou outro recipiente para armazenar o óleo usado. Quando estiverem cheios, basta levar a um posto de coleta ou esperar por algum veículo que recolha esse tipo de resíduo.

A grande maioria do óleo de cozinha que é descartado irá se transformar em biodiesel, depois de passar por vários processos de tratamento.

Além disso, é possível também transformar esse resíduo em parte dos ingredientes usados para fazer resinas para tintas, ração para animais, detergente, sabão e glicerina.

Outro benefício do descarte correto do óleo usado é a geração de renda e emprego.

Enquanto que jogar na pia ou no lixo comum apenas traz prejuízo ao meio ambiente, ao levar o óleo de cozinha a um posto de coleta você gera empregos. Há pessoas que vão trabalhar diretamente com a reciclagem do resíduo para que se transforme em biodiesel ou em outros materiais.

Agora você já sabe a importância de fazer o descarte correto do óleo de cozinha! Então contribua com a sustentabilidade e gere benefícios para o meio ambiente e para a sociedade ao levar o óleo usado aos postos de coleta!