Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Prós e contras da energia termoelétrica

 

A energia termoelétrica é a energia gerada em usinas termoelétricas ou termelétricas, energia essa que é obtida através da queima de combustíveis fósseis, tais como o carvão mineral, o gás natural e o diesel.

Depositphotos.com/vkph64 Uma das desvantagens da energia termoelétrica é a grande liberação de poluentes.

 Algumas vantagens da energia termoelétrica:

  • Se comparadas com as usinas hidrelétricas, as usinas termoelétricas são mais acessíveis, uma vez que são muito mais rápidas para se construir.
  • Ainda em comparação com as usinas hidrelétricas, as termoelétricas tem a capacidade de suprir carências de energia de uma forma bem mais rápida.
  • Outra vantagem se encontra em sua acessibilidade de instalação, uma vez que podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, o que reduz os custos com construção de linhas de transmissão, torres etc.
  • A obtenção de energia termoelétrica é uma ótima alternativa para países e localidades que não dispõe de outros tipos de fontes energéticas.
  • Grande liberação de poluentes, uma vez que são usados combustíveis fósseis tanto para queima como para a geração da energia.
  • Os poluentes gerados são responsáveis pelo aumento do aquecimento global.
  • Outro fator negativo é o aumento do efeito estufa em virtude dos poluentes gerados e emitidos na atmosfera.
  • Via de regra, o custo final da energia termoelétrica tende a ser mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, muito disso em função do elevado preço dos combustíveis fósseis utilizados no processo de produção.

Em nosso país existem hoje em torno de 50 usinas termoelétricas, usinas estas capazes de gerar cerca de 15 mil Mega Watts de energia, o que corresponde a 7,5% de participação em nosso sistema elétrico brasileiro.

O Brasil, em decorrência de seu grande potencial hídrico, faz utilização da energia termoelétrica somente de maneira estratégica, ou seja, somente quando há episódios de carência de chuva e consequente diminuição do nível de água nas represas que abastecem as hidrelétricas.