Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Realidade sobre o descarte incorreto de aerossóis

www.istockphoto.com/br/foto/aerossol-latas-gm134211166-18117018

Os aerossóis são materiais recicláveis que fornecem um meio prático de armazenar e utilizar uma vasta gama de produtos. Esses produtos são envasados com um gás propelente sob alta pressão, comprimido de tal forma que no interior da lata encontra-se na forma líquida. Esse gás é conhecido como GLP, e é inócuo ao meio ambiente — ou seja, não sofre nenhum tipo de reação química no ar e é incapaz de atingir as camadas mais altas da atmosfera terrestre. Apesar disso, é um gás altamente inflamável.

Na cadeia de gerenciamento das embalagens de aerossol, predominam os regimes de trabalho informal, trabalho escravo a até mesmo trabalho infantil, sendo que na maioria das vezes os trabalhadores estão expostos a condições inseguras de trabalho: além de não fazerem uso de equipamentos de proteção individual e coletivos, fazem uso de instrumentos impróprios para esta atividade.

A disposição inadequada de resíduos é um problema que assombra o Brasil e o mundo. Como consequência, temos um problema de saúde pública em função da grande quantidade de doenças e acidentes em função do contato com resíduos em lixões e demais estações clandestinas de descarte e disposição, onde é feito um trabalho de segregação para posterior venda no mercado clandestino.

No que diz respeito ao descarte incorreto de aerossóis, as consequências podem ser ainda maiores. Isso porque há o risco de explosões e incêndios, podendo fazer vítimas fatais e causar vários impactos adversos ao meio ambiente.

O descarte e gerenciamento incorreto de aerossóis pode, ainda, contaminar o solo e os lençóis freáticos. A contaminação e intoxicação humana pode acontecer de inúmeras formas: pelo contato direto com produtos químicos armazenados em forma de aerossol (como inseticidas e medicamentos), pelo consumo de alimentos ou água contaminados ou ainda por conta de doenças relacionadas ao armazenamento incorreto dos produtos.

Por isso, é de suma importância que o gerenciamento destes resíduos seja feito de forma adequada e por empresas especializadas, licenciadas ambientalmente e devidamente equipadas. Desse modo, é possível evitar possíveis acidentes e prejuízos à população e ao meio ambiente, preservando a saúde, educação, meio ambiente, economia, clima, ecologia, segurança e melhorando a qualidade de vida global.

Na cadeia de gerenciamento de aerossóis, a Dinâmica Ambiental é uma empresa 100% brasileira que oferece tecnologia inovadora, impulsionando a logística reversa e desenvolvimento sustentável no setor.

Veja a seguir, um vídeo de como os aerossóis são descaracterizados de forma inadequada por empresas clandestinas e trabalhadores informais: