Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba o que é telhado verde e seus benefícios para o meio ambiente

pt.depositphotos.com/8353102/stock-photo-green-roof.html

Quer unir inovação, beleza e sustentabilidade? Então o telhado verde ou eco telhado, como também é chamado, é a opção ideal. Esse projeto é um dos mais cobiçados e admirados no mundo da arquitetura não só porque é charmoso, mas também porque ele garante inúmeros benefícios tanto ao proprietário do terreno quanto ao meio ambiente.

Dentre eles está a diminuição da poluição ambiental, a melhora perceptível tanto das condições térmicas internas da residência/empresa quanto da acústica local, elevação da umidade relativa do ar, auxílio na drenagem da água da chuva, entre outras.

Diante desses benefícios, muitos hotéis, prédios e residências visam à implantação de um telhado verde em sua construção.

Caso você também esteja interessado em apostar no ecotelhado, consulte uma empresa especializada, pois simplesmente subir no telhado e sair plantando pode acarretar sérios problemas como, por exemplo, a infiltração de água.

A empresa irá analisar com cautela a estrutura da cobertura de sua residência, pois, como dizem por ai, cada caso é um caso. A laje, por exemplo, requer uma impermeabilização inicial, já a telha de cerâmica tem que ser trocada por outro material.

Em relação à composição do telhado verde, você sabia que é possível plantar outros tipos de vegetação diferentes do tradicional gramado? Mas lógico que não é possível fazer em cima de casas uma “floresta suspensa” como a que foi feita no prédio da prefeitura de São Paulo onde tem até pau-brasil,uma vez que elas, ao contrário de prédios, não apresentam uma estrutura suficiente  para tamanho projeto, por isso, uma opção é optar por arbustos.

Além das plantas, o telhado verde requer outros fatores como mantas onduladas que evitam que o substrato escorra, mantas de impermeabilização que impedem as temidas infiltrações, dutos de irrigação e drenagem que juntos diminuem o barulho dentro da residência, entre outros.

Logo, apesar do telhado verde apresentar um preço de aquisição um tanto quanto elevado, os benefícios que ele proporciona fazem o investimento valer a pena.