Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais são as etapas do tratamento da água? Entenda como funciona esse processo

www.flickr.com/photos/pacgov/9564074143/sizes/o/in/photostream

Economizar água é uma questão extremamente importante, assim como tratá-la, uma vez que quando ingerida sem o devido tratamento, corremos o risco de sermos contagiados por diversas doenças graves como giardíase, cólera, febre amarela, dengue, hepatites A, entre outras.

Portanto, o processo de tratamento da água é indispensável para garantir uma vida saudável à população. Veja a baixo as etapas que compõem esse procedimento:

Pré-cloração – Este é o momento em que a água chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) e é misturada com cloro, cujo objetivo é permitir a retirada de metais e matéria orgânica.

Pré-alcalinização – É colocado cal ou soda na água para ajustar seu pH aos valores necessários nas próximas etapas.

Coagulação – Momento em que é inserido na água sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante. Posteriormente, ela passa por uma forte agitação com o objetivo de facilitar a aglomeração das partículas.

Floculação – Nesta etapa, a água passa por um processo lento de mistura, cujo intuito é formar flocos com as partículas de sujeira.

Decantação – Esse estágio consiste no momento em que os flocos, formados na etapa anterior, depositam-se ao fundo do tanque.

Filtração – Nesta etapa, a água percorre os filtros formados de carvão, areia e pedra para que as partículas resultantes da etapa anterior fiquem retidas.

Pós-alcalinização – Realização da última correção do pH da água que visa evitar a corrosão das tubulações.

Desinfecção – Nessa etapa é usado cloro ou ozônio para eliminar as bactérias e vírus contidos na água.

Fluoretação – Aplicação de flúor para ajudar a prevenir a formação de cárie dentária.

Um dado interessante a cerca desse assunto é que a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – trata 111 mil litros de água por segundo. Parece bastante, não é mesmo? Porém, esse número tende a aumentar ainda mais com os projetos de extensão e melhorias dos sistemas de abastecimento que estão sendo realizados.