Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Semana Mundial do Meio Ambiente: conheça a origem e a importância desta data

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) é dedicado à conscientização global em prol do meio ambiente. A data foi criada em 1972 durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para discutir os impactos da ação humana na natureza e os riscos para sua sobrevivência.

© Depositphotos.com / carballo A data foi criada em 1972 durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano.

A data tem crescido e ganhado atenção tanto da sociedade como do poder público. Amplamente divulgada pelos meios de comunicação, a semana tem como principais objetivos mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas para agir ativamente pelo desenvolvimento sustentável, promover a conscientização e criar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e próspero.A partir desta reunião, foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais e planos de ações para reverter os efeitos da degradação. O evento abriu espaço para discussões sobre a poluição do ar, água e solo, desmatamento, destruição da camada de ozônio, extinção dos animais e diminuição da biodiversidade, pautas que, ainda hoje, continuam como foco das ações de sustentabilidade.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade de mostrar às pessoas que elas são responsáveis pelo planeta e fundamentais para promover as mudanças. O DMMA de 2013 gerou uma cobertura global ampla, com mais de 26.000 artigos publicados sobre o tema e cerca de 200.000 postagens em blogs, ficando entre os top 10 assuntos mais falados do dia em ao menos 15 países.

Todos os anos, é eleito um país sede e um tema para nortear as campanhas. Em 2013, a Mongólia foi escolhida como palco das celebrações, que tiveram como tema “Pense – Coma – Poupe”. Neste ano, é a vez de Barbados, escolhida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para sediar os eventos. A ilha caribenha investe cada vez mais em projetos contra a mudança climática, e, dentre outras ações, comprometeu-se em aumentar para 29% a participação de energias renováveis em sua matriz energética.

O tema do DMMA deste ano é “Aumente sua voz, não o nível do mar”, e chama a atenção para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e seus desafios relativos às mudanças climáticas.

Como parte das celebrações, a PNUMA lançou uma competição de vídeo-blogs, convidando vlogueiros do mundo todo a criarem vídeos de até dois minutos focados no tema do DMMA 2014. Além de ajudar a divulgar um assunto de importância global, o autor do melhor vídeo ganhará uma viagem para uma ilha paradisíaca para cobrir um evento da ONU.

Para saber mais, visite o site da PNUMA e fique por dentro desta e de outras atividades programadas para o evento.