Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais os tipos de lixo existentes?

pt.depositphotos.com/2096721/stock-photo-the-bulldozer-on-a-garbage.html
pt.depositphotos.com/16802991/stock-photo-electronic-waste.html

É chamado de lixo todo material que já não possui mais utilidade e, por isso, é descartado. É possível classificar o lixo de acordo com sua composição e destino, facilitando a coleta seletiva e auxiliando na conservação do meio ambiente e preservação da saúde de todos.

Conheça alguns tipos de lixo:

Lixo orgânico

Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. Este tipo de lixo deve ser separado dos demais, pois costuma ser destinado a aterros sanitários.

Lixo reciclável

É o lixo que pode ser transformado em outros materiais. Deve ser separado e enviado à coleta seletiva para que chegue às cooperativas de reciclagem. Entre os exemplos estão embalagens plásticas, papelão, embalagens de vidro, garrafas PET, objetos de metal e papéis de jornal e revista.

Lixo doméstico

Também chamado de lixo domiciliar, refere-se ao material gerado em residências e inclui resíduos orgânicos e embalagens, entre outros.

Lixo comercial

É o lixo descartado em estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes e bancos. É formado principalmente por embalagens, plásticos, restos de alimentos e caixas de papelão.

Lixo industrial

Resíduos originados em indústrias, normalmente compostos de sobras de matérias-primas. Este lixo pode ser encaminhado à reciclagem ou reutilizado pelas próprias indústrias. Exemplos: sobras de metal, vidro, tecidos, plásticos, borrachas.

Lixo hospitalar

Este tipo de lixo deve ser encaminhado a empresas especializadas, pois pode ser perigoso para a saúde de quem entrar em contato com ele. Seringas, medicamentos, fraldas, sondas e materiais cirúrgicos são exemplos de lixo hospitalar.

Lixo verde

Resultado da poda de árvores ou do recolhimento de folhas nas ruas. Por ser orgânico, pode ser utilizado para compostagem.

Lixo eletrônico

Um dos grandes desafios atuais é o destino do lixo eletrônico, que contém metais como ouro, cobre, alumínio e outros materiais. É gerado pelo descarte de eletrônicos que entraram em desuso. Entre os exemplos estão TVs, rádios, computadores e telefones.

Lixo radioativo

Extremamente perigoso, este lixo é composto por material radioativo, como sobras de urânio de usinas nucleares e elementos que compõem aparelhos de raios-X. Deve ser tratado por empresas especializadas.