Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Unidade Geradora de Energia Sustentável: brasileiros transformam caixa d’água em miniusina hidrelétrica

queminova.catracalivre.com.br/inova/casal-brasileiro-transforma-caixa-dagua-em-miniusina-hidreletrica/

A cada ano, o Brasil ganha notoriedade mundo afora por conta do número de inventores que o país apresenta. E, no que depender de Jorgea Marangon e Mauro Serra, continuaremos por muito tempo a ser notícia lá fora. Esses dois engenheiros são responsáveis pela criação da Unidade Geradora de Energia Sustentável (UGES), que pode ser utilizada em qualquer caixa d’água doméstica.

A invenção utiliza a pressão da água que vem da rua para gerar eletricidade. De acordo com Mauro Serra, ao entrar pela tubulação para abastecer a caixa d’água, a água passa pela pequena usina e gera energia elétrica. Todo o sistema é autossustentável, porém, não é recomendado que a energia gerada seja usada para acionar aparelhos domésticos de alto consumo — como chuveiro e secador de cabelo.

A Unidade Geradora de Energia Sustentável já foi patenteada e deve chegar ao mercado em pouco tempo. Segundo os criadores do sistema, ainda não se pode confirmar com exatidão a capacidade real de produção da miniusina, uma vez que o tamanho da caixa d’água precisa ser levado em consideração.

Por outro lado, os engenheiros acreditam que é possível aplicar a ideia em um sistema de abastecimento municipal, criando eletricidade suficiente para o abastecimento da rede de iluminação pública.