Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Qual é a importância da água na natureza?

pt.depositphotos.com/2121311/stock-photo-water-drops.html

Apesar de nosso planeta se chamar Terra, a maior parte dele (70%) é composta por água. Deste total, somente 3% é água doce, disponível para o consumo.

A importância da água para a natureza

A água é um recurso natural de valor inestimável, sendo vital para os ciclos biológicos e para o equilíbrio do meio ambiente. É composta pela molécula H2O, formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), e é fundamental para a vida de todas as espécies.

Nós, seres humanos, somos formados por 80% de água. E, para que nosso organismo funcione adequadamente, é necessário consumi-la diariamente, o que garante a manutenção das funções vitais e a conservação de nossa saúde. Sem água, o corpo não funciona.

Ao longo dos anos, a água foi fundamental para que o mundo se desenvolvesse e chegasse ao estágio atual. Foi ao redor de rios e mares que os agrupamentos humanos se desenvolveram e aprenderam a se sustentar pela pesca e agricultura. Até hoje, a água é primordial para produção de alimentos e criação de animais.

Nas indústrias, ela também é amplamente utilizada para a produção de bens materiais, medicamentos, alimentos industrializados e outros itens importantes. A energia que recebemos em nossas casas também está intimamente ligada à água, já que é ela que movimenta as turbinas que geram energia elétrica nas usinas hidrelétricas.

É o ciclo da água — processo de evaporação, condensação em nuvens e que resulta nas chuvas — que mantém a umidade do ar, abastece lençóis freáticos e conserva a vida de plantas por todo o mundo. Portanto, a água também é peça chave do funcionamento dos ecossistemas, sejam eles aquáticos ou terrestres.

Com tantas funções importantes para a vida de diferentes espécies, a água pode ser considerada nosso bem mais valioso. Por isso, economize água e ajude a preservar a vida!