Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Vantagens de empresas certificadas ISO 14001 para adequação a PNRS (política nacional de resíduos sólidos)

www.istockphoto.com/br/vetor/set-of-two-wax-stamp-on-light-background-gm511739990-82732697

Nas últimas décadas, diversas pesquisas relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável vem sendo realizadas e estudadas. Dentre elas, algumas análises consistem em mensurar a geração de lixo no Brasil nos últimos anos, a fim de identificar aspectos que podem ser melhorados para minimizar possíveis impactos ambientais e sociais.

Para enfrentar, remediar e prevenir todas as consequências sociais, econômicas e ambientais provenientes do descarte e gerenciamento incorreto de resíduos, a Lei n°12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece novas formas para reciclagem do lixo e propõe hábitos de consumo sustentável.

Esta política estipula metas importantes para a eliminação de lixões e impõe que as empresas elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, de modo a implementar a devida gestão de resíduos sólidos gerados durante o processo produtivo. A gestão, por sua vez, deve compreender todas as atividades relacionadas ao processo: recebimento da matéria-prima, logística, manipulação, tratamento, eliminação e destinação final adequada, sempre respeitando as especificidades de cada resíduo.

É essencial, portanto, que os resíduos sejam encaminhados para o tratamento correto, respeitando as legislações ambientais e trabalhistas, bem como a responsabilidade ambiental e social. Uma das formas de auxiliar a sociedade a identificar e conhecer empresas que adotam elevados padrões ambientais, estão em conformidade com a legislação e possuem responsabilidade ambiental é a Certificação ABNT NBR ISO 14000, reconhecida mundialmente.

Esta norma especifica requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite que as organizações desenvolvam e pratiquem políticas e metas ambientalmente sustentáveis, levando em conta os aspectos ambientais influenciados pela organização e outras características que podem ser controlados por ela.

Em uma época em que a preocupação com o meio ambiente é crescente, desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental e ter parceria com empresas que possuem esta certificação resulta em inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos. Isso porque as empresas, os órgãos competentes e a sociedade têm a garantia de estar trabalhando com empresas com preocupação ambiental, e que trabalham diariamente a fim de aumentar a qualidade dos serviços e redução de riscos ambientais.

Tratando-se de empresas prestadoras de serviços ambientais, como empresas gerenciadoras de resíduos certificadas ISO 14001, o contratante tem ainda a segurança de estar solicitando um serviço que será executado com segurança ambiental e destinação correta dos resíduos, possibilitando assim seu retorno ao ciclo da cadeia de recicláveis.

Quanto às questões documentais, a empresa contratante terá maior facilidade durante a homologação do fornecedor uma vez que a certificação exige que a empresa esteja com todas as questões legais e documentações em dia. Desta forma, a empresa contratante estará assegurada em possíveis auditorias e fiscalizações de órgãos ambientais, evitando penalizações como multas por descarte incorreto de seus resíduos.

Portanto, a Certificação ISO 14000 contribui largamente na identificação de empresas ambientalmente corretas e que contribuem para o desenvolvimento sustentável.