Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Você sabe o que é licitação sustentável?

www.flickr.com/photos/inhabitat/7274304222

A licitação é um instrumento pelo qual a administração pública seleciona e viabiliza a contratação ou aquisição de bens e serviços, selecionando empresas ou fornecedores que ofereçam vantagens, tanto em termos de preço como de qualidade.

No caso de uma licitação sustentável, a seleção e aquisição do serviço priorizam e objetiva a redução do impacto ambiental decorrente das atividades dos serviços públicos. Essa é uma preocupação cada vez mais recorrente na administração pública, que tem o dever de ser referência em preservação ambiental e promoção da qualidade de vida.

Cabe à administração pública, no processo de seleção dos proponentes de uma licitação, levar em consideração todos os aspectos ambientais e de preservação do meio ambiente em cada proposta. Assim, a licitação sustentável garante o respeito aos critérios sociais e ecológicos de nossa sociedade.

A própria licitação deve estipular quais são os critérios de sustentabilidade a serem observados e seguidos pelas empresas e fornecedores que almejam participar dos processos licitatórios. Desse modo, as organizações também podem se adaptar para priorizar a oferta de bens e serviços ecologicamente corretos e sustentáveis.