Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Adidas lança primeira chuteira 100% vegana

A preocupação com o meio ambiente está presente também em produtos esportivos.

Uma união entre Paul Pogba, jogador do Manchester United, Stella McCartney, uma famosa estilista já conhecida por defender a moda vegana e a grande conhecida marca Adidas, trouxe uma grande novidade: a primeira chuteira 100% vegana disponível no mercado.

A parceria da Stella McCartney com a Adidas tem mais de 15 anos, mas sempre foi voltada para alta moda e roupas de alta performance. A sua maior preocupação era criar uma chuteira vegana que não prejudicasse o rendimento dos jogadores. Para isso, contou com o apoio de toda a equipe da Adidas.

A ideia de uma parceria entre os dois surgiu durante o lockdown. A Adidas estava à procura de dois embaixadores de linhas de trabalho opostas. “Algo clicou entre nós, e eu poderia dizer que ela me entendeu e do jeito que eu gosto de trazer meu estilo em tudo o que faço”, Pogba relatou sobre seu primeiro encontro com McCartney. “Instantaneamente começamos a pensar sobre o que poderíamos criar, e a oportunidade de trabalhar em algo que combinasse nossos estilos de forma disruptiva foi realmente empolgante.”.

Foto: Pro:Direct

Com uma pitada do Pogba, uma colher de Stella e um design 100% vegano preparado na cozinha inovadora da Adidas, saiu o prato principal: a chuteira Predator Freak Paul Pogba X Stella McCartney Vegan Boots. Os componentes, incluindo materiais reciclados, são projetados para se alinhar aos padrões de desempenho vegan e de excelência.

A edição limitada que foi lançada mundialmente no dia 22 de outubro no aplicativo da marca – e no dia de 1º de novembro para lojas parceiras, será usada nos pés do craque em alguns jogos do Manchester United.

Foto: Pro:Direct

Os clássicos também estão contemplados

No ano passado, Stella McCartney se uniu à Adidas para relançarem o calçado Stan Smith. Ao contrário do design original, a reinterpretação incluiu cadarços coloridos estilo arco-íris com estrelinhas (em vez de furinhos redondos) perfuradas aos lados.

Recentemente a marca anunciou o projeto “Our Icons Go Vegan”, cujo objetivo é recriar tênis já conhecidos, mas sem matérias-primas retiradas de exploração animal. Como muitas pessoas talvez não saibam, os ingredientes vindos de animais na produção de um calçado vão além do couro/peles. A cola, na maioria das vezes, contém resíduos dos cascos de bois ou porcos, provavelmente criados e abatidos para a indústria alimentícia.

A nova linha da Adidas garante que a cola usada é totalmente vegan friendly. Os sapatos relançados são o Samba e Continental 80, e a sola deste último é feita com papel EVA à base de algas. De acordo com a empresa, essa espuma ajuda a limpar cerca de 30 litros da água doce poluída durante o processo de construção. A entressola é feita com 90% de borracha natural e 10% de borracha residual.

Cada um dos novos designs apresenta um carimbo em alto relevo com as palavras “Adidas Originals Vegan”. “Com a mesma aparência e estilo do original, essa versão defende um futuro melhor com um design totalmente vegano”, frisa a marca. Além de ter matérias-primas vindas de plantas e componentes do gênero, os elementos não passam por testes em ratos, hamsters, coelhos e afins.

Os dois modelos já estão à venda – Samba vem na cor creme com detalhes em preto e o Continental é branco com uma fina listra vermelha e azul marinho.

O produto final, por fim, trouxe uma nova clientela à empresa, reunindo pessoas que se importam com consumo consciente. “Muitos jovens vieram às nossas lojas para perguntar sobre o Stan Smith, fazendo perguntas sobre com o que o par foi feito, dizendo à nossa equipe por que era importante para eles escolherem um calçado vegano em vez de um de couro e o que ele representava. Este é o futuro”, explica Stella.

Fontes: Vegan Business | HIGHSNOBIETY | Pro:Direct