Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

China desenvolve técnica que converte CO2 em gasolina

Já pensou se pudéssemos produzir nosso combustível a partir do ar, combatendo o efeito estufa ao mesmo tempo? Na China isso já acontece. O país inaugurou uma planta-piloto para converter CO2 em gasolina, sendo capaz de produzir até 1.000 toneladas de combustível por ano.
A técnica de hidrogenação de dióxido de carbono (CO2) em combustível foi desenvolvida pela equipe do Laboratório Nacional Dalian em 2017 e se mostrou tão promissora que garantiu o financiamento da Academia Chinesa de Ciências para construção da fábrica responsável por testar a novidade.

“Esta tecnologia marca um novo estágio da tecnologia de utilização de recursos de CO2 no mundo e fornece uma nova estratégia para atingir a meta de neutralidade de carbono,” afirmou Sun Jian, coordenador da equipe que desenvolveu a tecnologia.

Desafios enfrentados na produção

Apesar do sucesso da unidade piloto, a produção da gasolina sintética ainda enfrenta desafios como a ativação e conversão seletiva de CO2.

Para solucionar o problema, os responsáveis pelo projeto desenvolveram um catalisador à base de ferro que apresenta maior eficiência e estabilidade: ele é capaz de transformar tanto o gás carbônico quanto o hidrogênio, mantendo a eficácia de 95% e seletividade para a gasolina de CO2 de 85% – tudo isso em condições similares às utilizadas pelas indústrias atuais.

Como próximo passo, é esperado que a China escale a técnica a nível industrial visando neutralizar as suas emissões. No momento, o país é o maior produtor de dióxido de carbono do mundo, respondendo por 27% das emissões totais.

Ingleses também criam gasolina a partir de CO2

Além da China, a companhia inglesa Air Fuel Synthesis também foi capaz de transformar CO2 em combustível ao recolher o ar atmosférico através de tubulações, para então reagi-lo com hidróxido de sódio e separar o gás carbônico. O CO2 isolado é então combinado ao hidrogênio, gerado por meio da eletrólise da água, para produção de um combustível sintético 100% renovável.

Atualmente, o dióxido de carbono é o gás mais emitido pelos seres humanos e é considerado o principal causador do aquecimento global. Portanto, é mais do que esperado que as novas tecnologias permitam que diversos países solucionem o problema do excesso de dióxido de carbono em suas atmosferas, beneficiando o meio-ambiente.

Fontes: CPG | Inovação Tecnológica