Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Comprimido de hidrogel transforma água suja em potável

Inovação garante a purificação de um litro de água contaminada em uma hora.

Cientistas e engenheiros da Universidade do Texas, em Austin, criaram um comprimido de hidrogel que pode purificar rapidamente a água contaminada. Uma única drágea pode desinfetar um litro de água do rio e torná-la adequada para beber.

“Nosso hidrogel multifuncional pode fazer uma grande diferença na mitigação da escassez global de água porque é fácil de usar, altamente eficiente e potencialmente escalável para produção em massa”, disse Guihua Yu, professor associado do Departamento Walker de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia Cockrell e Instituto de Materiais do Texas.

Hoje, a principal forma de purificar a água é fervê-la ou pasteurizá-la. Mas isso exige energia, muito tempo e trabalho, além de não ser nada prático para os países que não têm os recursos necessários para realizar esses processos. A solução desenvolvida faz todo o processo de purificação em apenas uma hora.

Mas, como?

Os hidrogéis especiais geram peróxido de hidrogênio para neutralizar as bactérias a uma taxa de eficiência de mais de 99,999%. O peróxido de hidrogênio funciona com partículas de carvão ativado para atacar os componentes essenciais das células das bactérias e interromper seu metabolismo. O processo não demanda energia e nem cria subprodutos prejudiciais.

É simples e prático: basta colocar um comprimido em um recipiente com água contaminada para torná-la potável.

Fonte: UT NEWS

As vantagens não param na purificação d’água

Além de purificar a água por conta própria, os hidrogéis também podem melhorar um processo que existe há milhares de anos – a destilação solar, o uso da luz solar para separar a água de contaminantes prejudiciais por meio da vaporização.

Os sistemas de destilação solar frequentemente apresentam problemas de incrustação biológica, o acúmulo de microorganismos no equipamento faz com que ele funcione mal. A inovação do time do professor Guihua Yu pode evitar que isso aconteça.

A equipe está trabalhando para melhorar os hidrogéis, aumentando os diferentes tipos de patógenos e vírus na água que eles podem neutralizar.

De acordo com os pesquisadores, aumentar a escala desses compostos, pensando em eventuais processos de comercialização é algo fácil de viabilizar. Os materiais para fabricá-los são baratos, os mecanismos de síntese são simples e permanecem assim mesmo em grandes escalas. Além disso, como a forma e o tamanho dos hidrogéis podem ser adaptados facilmente, eles se tornam flexíveis para diferentes possibilidades de uso.

Em um mundo em constante crise hídrica, a gente torce para que essa inovação ganhe espaço e adeptos.

Fontes: Science Daily | UT News