Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Fãs de Harry Potter criam problema ambiental no Reino Unido

Uma atitude que parece simples, mas causa um transtorno enorme.

Harry Potter foi um fenômeno que conquistou crianças, jovens e adultos desde o momento do seu lançamento – tanto nas telinhas quanto nos livros. Um dos grandes ápices da saga, foi a morte de Dobby, o elfo que acompanhou o protagonista durante vários momentos importantes. Ainda hoje, 20 anos depois do lançamento do primeiro filme, a saga segue fazendo sucesso. Mas, esse sucesso tem causado danos ao meio ambiente.

Como o fanatismo se tornou um problema ambiental?

O túmulo de Dobby foi construído no mesmo local onde o personagem foi enterrado no filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1”. O local foi erguido em Freshwater West Beach, localizado em Pembrokeshire, País de Gales, para homenagear o amado elfo doméstico.

Foto: Uol

No entanto, parece que a situação está ficando um pouco fora de controle e pode se tornar um problema ambiental já que, além das pedras pintadas, os fãs da saga também estão levando meias. No contexto das obras, os elfos são libertados quando recebem uma peça de roupa de seu mestre e assim Dobby ganha sua liberdade – quando Harry coloca uma meia no livro que Lucius Malfoy acidentalmente lhe deu.

“Quando você fala especificamente das meias, a maior parte é feita de fibra de algodão — que, em ambientes totalmente expostos, como é o caso da praia, leva pelo menos entre 6 e 12 meses para se decompor. Mas no caso de meia de fibra sintética, a decomposição pode demorar um século, isso quando se desfaz totalmente. Já as pedras podem contribuir para uma alteração de paisagem e interferir na vida marinha”, afirma Luciano Frontelle, diretor executivo da Plant-for-the-Planet Brasil e fã de Harry Potter.

Por causa das ramificações do caso, o National Trust – que tem como missão proteger e cuidar dos lugares para que a natureza possa prosperar, realizou uma pesquisa com o objetivo de dar às pessoas uma resposta sobre se o “túmulo” de Dobby deveria permanecer lá ou ser transferido para outro lugar.

Para Victoria McLean, que participou da pesquisa, o lugar deve permanecer, pois é simbólico. Porém, algumas coisas podem ser mudadas, como não largar as meias mesmo que tenham um significado. Ela acredita que, mesmo que as autoridades locais decidam que é hora de remover o túmulo, os fãs irão fazer as mesmas coisas, mas em outro lugar.

O órgão responsável pelo estudo comentou ainda que a praia receberá ainda mais turistas e visitantes do que antes, o que cria a necessidade de construir uma infraestrutura para poder receber mais pessoas. “Um estudo está em andamento para nos ajudar a entender melhor os problemas e considerar opções para um futuro sustentável para o oeste de água doce, incluindo o mausoléu. Uma das opções que analisamos na pesquisa é transferir o monumento para um local adequado e acessível ao público”, disse Victoria.

Não é uma surpresa que o acúmulo desses objetos causará algum tipo de problema ambiental. Por isso, por mais simbólico que pareça fazer uma homenagem, é necessário refletir sobre o impacto que ela causará ao meio ambiente.

Fontes: Sprout Wired | Uol