Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como fazer adubo orgânico com resto de comida e casca de frutas

pt.depositphotos.com/19103655/stock-photo-composting.html?sst=0&sqc=1&sqm=384&sq=3ja65l

Conhecidos como os 3 Rs da sustentabilidade, os verbos reduzir, reutilizar e reciclar ajudam a definir o consumo consciente na atualidade. Porém, muitas vezes, consideramos aplicá-los apenas ao lixo não-biodegradável — como plástico, metal e vidro —, que têm decomposição lenta.

É preciso lembrar, no entanto, que o lixo orgânico também polui e afeta o meio ambiente, mesmo sendo biodegradável. Uma maneira de reduzir a produção desse tipo de material é o reaproveitamento, que pode ser feito por meio da compostagem orgânica, que ajuda a fortificar o solo com nutrientes naturais e a reter umidade, utilizando sobras de verduras e legumes e cascas de ovos e de frutas.

Para fazer a compostagem, o primeiro item de que vamos precisar é um recipiente — que pode ser lata de tinta devidamente limpa ou caixa de madeira ou plástico. Caso opte pela última opção, pode comprá-la pronta ou reaproveitar o lixo plástico, como pote de sorvete ou balde.

Perfure buracos com aproximadamente 5 cm de distância um do outro. Isso facilita a entrada de ar e a saída do chorume (o líquido produzido pelo lixo orgânico). Para recolher essa substância, deixe o recipiente dentro de uma bacia rasa, com um calço entre os dois. O próprio chorume pode ser reaproveitado: devolva-o à compostagem ou jogue em plantas (um copo desse líquido diluído em nove copos de água).

Para fazer uma pilha de compostagem, separe quantidades iguais de materiais úmidos e secos (folhas secas, serragem, papelão), dispondo-os em camadas e cortando o excesso em pedaços pequenos. A última camada deve conter materiais secos. Umedeça tudo e deixe o recipiente em área com luz solar.

Lembre-se de mexer o recipiente a cada duas semanas, acrescentando lixo orgânico e água. Quando o composto apresentar coloração castanha escura, textura granulada e cheiro de terra fresca, está pronto para ser usado – pode demorar de 2 a 3 meses.