Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aprenda como reciclar garrafas de vidro

www.flickr.com/photos/95205391@N05/8723909568
www.flickr.com/photos/the-magic-tuba-pixie/7372667506

O vidro é um material inorgânico bastante resistente e que demora milênios para se decompor, uma vez que contém areia, sódio, cal e vários outros aditivos que microrganismos não conseguem digerir. Além disso, sua decomposição depende da erosão e de agentes químicos para poder ocorrer.

A reciclagem do vidro é a principal maneira de evitar que o material polua o meio ambiente. O processo gasta menos energia do que a produção e começa com a coleta seletiva. Após ser levado à central de reciclagem, é separado por cores – incolor, verde e âmbar –, higienizado e triturado.

O vidro moído é, então, aquecido e fundido a temperatura superior a 1300ºC. Depois, o material pode ser novamente moldado para formar garrafas totalmente novas.

Além da reciclagem industrial, as garrafas de vidro podem ser reaproveitadas de outra maneira: na própria casa, como objetos de decoração. Confira duas sugestões fáceis e criativas de reutilizá-las.

Garrafas decorativas

Após retirar os rótulos, certifique-se de que o vidro está bem limpo e sem resíduos. Faça um revestimento com primer próprio para vidros e deixe secar. Depois, é só dar asas à imaginação e pintar por cima com tinta acrílica. A garrafa decorada pode dar origem a delicados vasinhos.

Luminária

A garrafa pode ser reaproveitada como base de abajures – basta instalar o kit de iluminação, com fio, interruptor, soquete e plug para tomada e escolher uma cúpula bonita. Outra ideia é colocar lâmpadas pisca-pisca (dessas de árvores de Natal domésticas) dentro da garrafa e ter uma luminária original.