Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como descartar roupas beneficiando o meio ambiente

A moda desempenha um papel importante em nossas vidas. Roupas protegem nossos corpos, expressam a nossa personalidade e nos fazem sentir bem. No entanto, como toda atividade, a indústria do vestuário tem um impacto no meio ambiente.

Dados do Sebrae indicam que o Brasil gera aproximadamente 170 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente, dos quais apenas 20% são reciclados. O 80% restante dos materiais vão parar em lixões ou são incinerados.

A questão é que a decomposição de tecidos é um processo demorado. Uma malha de algodão, por exemplo, pode levar 20 anos para se decompor. Já tecidos sintéticos, como poliéster e derivados do petróleo, levam centenas de anos podendo causar a contaminação do solo e lençóis freáticos.

Além disso, de acordo com a ONU, a indústria da moda é responsável por 8% das emissões de gases do efeito estufa, ficando atrás apenas das indústrias de petróleo e gás.
A incineração de resíduos têxteis só agrava esse problema, pois emite gás carbônico, contribuindo ainda mais para o aquecimento global.

Portanto, antes de realizar o descarte de uma peça de roupa, verifique a possibilidade de reformá-la, aumentando seu tempo de uso, ou então de doá-la para quem precisa.
Outra alternativa indicada especialmente para roupas em más condições é transformá-las em outras coisas, como panos de chão.

No entanto, sabemos que às vezes não há outra opção além do lixo. Para esses casos, preparamos uma lista com algumas iniciativas para que você possa fazer o descarte correto de tecidos. Confira!

Banco de Tecido

O Banco de Tecido foi criado pela figurinista e cenógrafa Lu Bueno. Trata-se de um sistema circular por meio do qual pessoas podem doar sobras de tecido que não foram utilizados em suas confecções para trocá-los por créditos que podem ser trocados por outros tecidos. O projeto tem unidades em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Saiba mais no site do Banco de Tecido.

Movimento ReCiclo

Movimento ReCiclo é uma iniciativa da C&A que oferece aos seus clientes a alternativa de realizar o descarte de suas roupas usadas. Roupas em boas condições são encaminhadas para reuso e há também a opção de descartar peças que não possam ser reaproveitadas. A iniciativa está presente em 175 lojas em todos os estados do Brasil. Saiba mais no site da Movimento ReCiclo.

Ecoestilo

O Ecosestilo é o programa de logística reversa de roupas da Renner. Para participar, basta levar sua peça Renner para uma das 90 lojas participantes da iniciativa. O programa também aceita frascos de itens de beleza, além de roupas. Saiba mais no site da Renner.

Retalhar

A Retalhar trabalha recebendo uniformes pós-consumo de empresas e os transforma em cobertores. Desde a sua criação, ele já reciclou 241.000 kg de uniformes, o equivalente a 725 mil peças, confeccionando mais de 75 mil cobertores e 33 mil produtos personalizados. Empresas interessadas podem saber mais no site da Retalhar.

Projeto Recicla Jeans – ONG Florescer

O projeto Recicla Jeans nasceu dentro da ONG Florescer, resultado de uma parceria da Prefeitura de São Paulo com a Unesco. Por meio da iniciativa, moradores da comunidade de Paraisópolis confeccionam peças e acessórios a partir da reciclagem de jeans e resíduos têxteis. As entregas podem ser feitas na sede da ONG.

Rua Manuel Antônio Pinto, 500 — Paraisópolis, na região do Morumbi ou pela lateral Rua Iratinga, 275. O telefone de contato é (0xx11) 3746-9846.

Meias do Bem – Puket

A iniciativa da Puket recicla meias furadas, rasgadas ou sem par que podem ser entregues nos pontos de coleta da campanha Meias do Bem. As peças recicladas são transformadas em meias e cobertores, que então são destinados à instituições sociais. Desde a sua criação, a campanha já reciclou mais de 15 toneladas de resíduos têxteis, que se transformaram em 30 mil itens. Saiba mais no site da Meias do Bem.

Fique atento a essas dicas e não deixe de buscar uma alternativa de descarte adequado sempre que for jogar fora alguma peça de roupa, pois, dessa forma, você fará um grande bem ao meio ambiente.

Fontes: Recicla Sampa | Recicla Brasil | Ecoassist