Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como fazer o descarte de cartuchos e toner

Procurar foto.

Você sabia que separar e descartar corretamente o lixo que produzimos, além de uma enorme importância ambiental voltada à sustentabilidade, também é uma ótima contribuição para programas voltados à reciclagem que empregam e geram renda para milhares de pessoas?

Pois é, mas, mesmo assim, agindo de uma maneira ambientalmente correta, a verdade é que muitas vezes, ao realizar a separação dos resíduos, normalmente ficamos sem saber o que fazer ou como devemos descartar determinados materiais ou produtos.

Produtos como toners e cartuchos de impressora são alguns desses produtos que utilizamos em larga escala em nossas residências e escritórios, mas que, geralmente, não sabemos como realizar o descarte da maneira correta.

Cartuchos e toners de impressoras são materiais que podem ser reutilizados, todavia, após algumas recargas, o seu uso não é mais possível, sendo assim: como devemos descartar esses materiais?

Há de se ressaltar que, após tornarem-se inutilizáveis, muitas pessoas descartam esses produtos da maneira incorreta, o que faz com que muitos danos ambientais aconteçam, visto que tanto um toner como um cartucho podem levar até 100 anos para se decompor na natureza.

Além disso, a livre destinação desses produtos no meio ambiente promove a geração de resíduos líquidos e sólidos com um alto índice poluidor.

É exatamente por isso que muitas empresas fabricantes destes produtos estão desenvolvendo programas de coleta para a correta destinação. No Brasil mesmo já existem diversos locais oferecidos pelos próprios fabricantes voltados à coleta de toners e cartuchos, com o intuito de recepcionar esses materiais de uma maneira segura e destiná-los à reciclagem.

Outra possibilidade é a realização do resgate de toners e cartuchos na própria residência do consumidor ou o envio direto pelo correio ao fabricante. Basta proceder da maneira estipulada pelo fabricante e você estará contribuindo da forma correta para com o meio ambiente.

Após o recolhimento, seja em postos de coleta ou mesmo o envio direto para o fabricante, os toners e cartuchos passam por um processo de desmontagem e separação, realizado de acordo com a composição de cada peça. Assim, os materiais podem ser reutilizados por outras empresas na composição de novas peças e produtos.