Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como fazer o descarte de pilhas

www.flickr.com/photos/stefan-szczelkun/6925164516/sizes/o/in/photostream

Você sabia que muitos dos produtos que utilizamos em larga escala nas mais tradicionais tarefas do nosso dia a dia merecem uma atenção realmente especial no que se refere ao seu descarte?

Em especial as pilhas, muito presentes em grande parte dos produtos eletrodomésticos de que dispomos, não podem, de maneira alguma, serem descartadas de maneira aleatória, como lixo comum.

Isso porque, em sua composição, as pilhas são dotadas de materiais altamente perigosos à saúde humana, como, por exemplo, os seguintes metais pesados:

  • Cádmio;
  • Chumbo;
  • Mercúrio.

Esses materiais têm grande potencial de contaminação, provocando nos seres humanos uma série de males que vão de mutações genéticas, problemas no sistema nervoso central a até mesmo o câncer.

Vale ressaltar também que o funcionamento desses produtos, como pilhas e baterias, não representa um risco direto a nossa saúde, visto que, além de bastante úteis, os riscos presentes estão contidos internamente.

O grande problema se dá quando ocorre o descarte de maneira equivocada, onde deformações em suas cápsulas propiciam o vazamento do lixo tóxico presente em seu interior.

Esse líquido, presente no interior das pilhas, por se tratar de um produto não biodegradável, acaba por contaminar o solo, lençol freático, rios e cursos d’água, prejudicando diretamente também a hidrografia e a agricultura.

Portanto, é mais do que importante que ao perceber que uma pilha não está mais funcionando, você a separe do restante do lixo doméstico e, para realizar o descarte correto, procure um ponto de coleta desse material.

Muitos supermercados, farmácias e repartições públicas dispõem gratuitamente à população pontos de coletas de pilhas e baterias. Além disso, as pilhas e baterias usadas também podem ser devolvidas para seus fabricantes, uma vez que, por lei, eles são obrigados a readmitir esses produtos e realizar a descontaminação dos mesmos.