Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça os 6 principais tipos de embalagens primárias e a importância de sua reciclagem

https://www.istockphoto.com/br/foto/f%C3%A1brica-de-%C3%A1gua-gm603870718-103683181

A embalagem tem como principal função garantir a integridade e a qualidade de um produto, seja em relação ao transporte ou durante o armazenamento. Além disso, ela exerce uma importante função no que diz respeito à divulgação da marca responsável pelo fornecimento e produção do item, uma vez que carrega o logotipo e demais características da identidade visual.

Também é na embalagem que o consumidor obtém mais informações referentes ao produto que está consumindo, bem como dados sobre o correto manuseio e armazenamento — incluem preparo, composição, fabricação, manutenção, validade e assim por diante.

Você sabia que existem diferentes tipos de embalagens? Elas são classificadas com base na proximidade que elas mantêm em relação ao produto que está sendo abrigado. Entenda melhor a seguir:

Embalagens primárias e suas características

As embalagens primárias são aquelas que mantêm contato diretamente com o produto que embalam — é o caso, por exemplo, de latinhas de cerveja, embalagens de bolacha e potes de alimentos em geral. Por conta disso, as embalagens primárias têm como principal característica o fato de serem compostas por matérias-primas que evitam contaminações causadas por agentes externos ou químicos.

A função das embalagens primárias, portanto, vai além de embalar o produto e conceder informações referentes ao mesmo. Ela também serve para proteger o item, de modo a garantir a segurança de seu consumo.

Principais tipos de embalagens primárias

Embalagem cartonada

A embalagem cartonada é composta por múltiplas camadas, de modo a criar barreiras contra água, luzes, gases e microrganismos em geral. Seu objetivo é conservar as propriedades e características do alimento, evitando a exposição a agentes externos que podem modificá-lo.

Esse tipo de embalagem é geralmente composto por 5% de alumínio, 20% de filmes de baixa intensidade de polietileno e 75% de papel cartão.

Embalagem de alumínio (latas)

As latas (ou embalagens) de alumínio são compostas por metal do tipo não ferroso. São consideradas um dos principais tipos de embalagens primárias, uma vez que são utilizadas para envolver uma série de bebidas, tais como sucos, cervejas, refrigerantes, chás e assim por diante.

Folhas de aço

As latas ou folhas de aço, também conhecidas como latas de flandres, são utilizadas para embalar bebidas, alimentos e até mesmo produtos químicos ou tintas. Elas são extremamente resistentes, além de bem revestidas.

Em alguns casos, elas contam ainda com uma película elástica na parte interna, de modo a promover maior proteção e integridade para as bebidas ou alimentos enlatados. A proteção costuma ser utilizada apenas quando o produto não pode ser deformado.

Embalagem reutilizável

Quase todos os tipos de embalagens primárias destacados anteriormente também podem ser compostos por materiais reutilizáveis. Ela é resistente como as outras, com a diferença de que seu ciclo de vida é prolongado (o que a torna uma aliada do desenvolvimento sustentável).

Embalagens mistas

Materiais reciclados (ou não) também podem ser combinados para a formação de embalagens primárias mistas. Elas são o resultado de diversas combinações, tais como metal e madeira; plástico e metal; vidro e metal; plástico com vidro.

Embalagens inservíveis

Existem algumas embalagens que abrigam os chamados produtos inservíveis — que, por conta de suas características ou por estarem vencidos, não possuem condições de serem reaproveitadas ou utilizadas. Este tipo de embalagem precisa passar por um processo de descaracterização para evitar que ofereçam riscos ao meio ambiente ou prejudiquem a imagem institucional do fabricante.

A Dinâmica Ambiental se especializou justamente em realizar este tipo de processo, oferecendo descaracterização e gestão de materiais especiais e inservíveis — como cosméticos, documentos confidencias, produtos farmacêuticos, produtos alimentícios e aerossóis em geral. Entre em contato conosco!