Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça o ciclo infinito de reciclagem e seu papel no meio ambiente

https://www.gettyimages.pt/license/471394216

No que diz respeito à reciclagem, o ideal seria que todos os materiais pudessem ser permanentemente recicláveis, formando um ciclo infinito. Em outras palavras, uma lata de alumínio poderia ser reaproveitada por meio de um processo de derretimento que a transformaria em uma matéria que seria totalmente aproveitada na produção de outro produto.

Quando isso ocorre, o que temos é o ciclo infinito da reciclagem, que consiste no reaproveitamento total e infinito de uma mesma matéria-prima, sendo capaz de gerar os mesmos produtos ou outros que necessitem do mesmo tipo e quantidade do material.

Ciclo infinito: reciclagem perfeita

O consumo de recursos naturais pelas populações humanas já extrapolou a capacidade de a natureza gerá-los, o que significa que o planeta caminha diretamente para uma situação de esgotamento dos recursos disponíveis.

É fácil perceber, dentro desse contexto, o valor do ciclo infinito da reciclagem como parte de um conjunto de soluções para reduzir drasticamente a extração de recursos naturais. A expectativa é de que, aliado a outras soluções, o ciclo infinito contribua para o reequilíbrio entre a oferta da natureza e a demanda das populações humanas.

Nem todos os materiais podem ser eternamente reciclados, como é o caso do papel. Apesar disso, o simples reaproveitamento desses materiais na produção de itens novos pode contribuir significativamente para a gestão dos recursos naturais, melhorando a relação da sociedade humana com os ecossistemas.

Além disso, a reciclagem elimina o descarte de resíduos que contribuem de forma ameaçadora para a degradação do meio ambiente, poluindo a terra, os rios, os mares e o ar, gerando danos a todas as espécies de vida, inclusive a humana. Isso é o que acontece com as enchentes que, em grande parte, são acarretadas pela combinação das chuvas com o bloqueio das águas dos rios e canais pelos detritos descartados pelo homem.

O vidro e a reciclagem infinita

O vidro é um exemplo de material que pode sofrer reciclagem infinita, pois é totalmente reaproveitável e não perde sua integridade enquanto material. Porém, a mistura de elementos que sofreram diferentes processamentos pode impossibilitar o surgimento, a partir de um novo processamento, de um mesmo produto.

Mesmo com esse dificultador, o vidro se destaca como um material que pode ser reaproveitado integralmente no processo de produção, contribuindo para a redução drástica da extração de recursos naturais. Em outras palavras: com 500 g de vidro, é possível produzir 500 g de vidro, sem perda de material.