Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Empresa brasileira inova na reciclagem de baterias

O investimento inicial para as pesquisas em reciclagem de baterias de lítio será de cerca de R$ 4 milhões.

Uma iniciativa inédita vem sendo conduzida pela multinacional brasileira Tupy, em parceria com a USP, para melhorar a reciclagem de baterias de lítio.

O projeto de inovação contará com 15 pesquisadores e, ao longo dos dois anos estabelecidos para a pesquisa, o número pode chegar a 20 profissionais envolvidos, entre professores, doutores, mestrandos e técnicos. Além da Tupy e da Escola Politécnica da USP, estão envolvidos na parceria a Fundação USP e o Embrapii.

Reciclagem de baterias

Hoje, grande parte dos processos de reciclagem de baterias são realizados por pirometalurgia, no qual a matéria-prima é incinerada. Além de consumir muita energia e gerar emissões de carbono, há grande perda na recuperação de materiais, principalmente, do lítio.

A pesquisa conduzida pela empresa concentra-se na técnica de hidrometalurgia, um processo em que a matéria-prima é dissolvida em soluções ácidas e, então, extrai-se a substância desejada. “Esse método consome menos energia, gera menos emissões de carbono e possibilita uma maior recuperação de materiais”, explica Élio Kumoto, gerente da Tupy Tech.

“Um desafio importante para a viabilidade dos veículos elétricos é o ciclo de vida do produto, principalmente, quando falamos das baterias, que contêm uma variedade de matérias-primas metálicas, de terras raras e não renováveis. Para isso, é necessário investir em reciclagem, o que diminuirá a necessidade de extração e o impacto ambiental”, diz Jorge Tenório, coordenador do Larex e da Unidade Embrapii Tecno Green, sediada na USP.

A parceria é parte do planejamento estratégico da Tupy, que possui duas novas frentes de trabalho: a Tupy Tech, concentrada em projetos de P&D disruptivo para as oportunidades que possam ganhar ênfase mercadológica e serem escaláveis, e a Tupy UP, que visa converter, acelerar e escalar oportunidades em novos negócios e promover melhorias nos existentes, por meio da inovação e da transformação digital.

Como descartar?

As baterias de lítio são muito utilizadas nos dias de hoje, principalmente em smartphones, tablets e outros equipamentos portáteis – além dos veículos elétricos. Estas baterias nunca devem ser descartadas em lixo comum porque o seu elemento principal (lítio) é considerado perigoso quando exposto ao calor, podendo gerar gases tóxicos.

Por isso, o seu descarte deve ser feito em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) especializados, que farão o encaminhamento correto deste material para as recicladoras.