Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda como acontece o processo de reciclagem do papelão

O papelão está muito presente em nosso dia a dia, tanto que, de todos os produtos vendidos no mundo, você sabia que em torno de 85% deles são embalados em papelão?

Depositphotos.com/roberaten A reciclagem de papelão evita o corte de milhões de árvores normalmente usadas na produção.

Pois é, só por esse dado já dá para termos ideia da grande influência que esse material tem em nossas vidas, não é mesmo?

Todavia, além de ser muito útil, a realidade é que o papelão é também um grande vilão do meio ambiente. Isso ocorre porque, para sua manufatura, são também produzidos e liberados muitos gases bastante tóxicos ao meio ambiente.

Dessa forma a reciclagem de papelão é uma maneira muito importante de conservação ambiental, pois além de eliminar a produção de gases tóxicos, a reciclagem também poupa o corte de milhões de árvores que são necessárias à produção do papelão.

Alguns dados sobre a produção de papelão no mundo:

  • A Grã-Bretanha produz anualmente em torno de 7 milhões de toneladas de papelão;
  • A reciclagem de papelão, se realizada de maneira consciente e eficiente, pouparia o corte anual de 544.000 árvores somente nos Estados Unidos;
  • Os custos com recursos hídricos e energéticos para a produção de papelão são exorbitantes em todo o mundo;
  • De acordo com estudos recentes, somente 50% das embalagens produzidas em papelão em todo o mundo são recicladas.

Reciclagem de papelão

Apenas dois tipos de papelão são passíveis de reciclagem. O primeiro tipo de papelão que pode ser reciclado é o “corrugado”, muito utilizado para embalar materiais. O segundo tipo, conhecido como “papelão plano”, é vastamente encontrado em embalagens de cereais, caixas de sapato, alimentos congelados, dentre outros.

Processo de reciclagem de papelão:

A reciclagem de papelão começa com o recolhimento do material em empresas ou cooperativas, onde, após recolhido, o material passa por processos de trituração e centrifugação. Isso ocorre para que algumas impurezas sejam removidas, tais como grampos, areia, plásticos e etc.

Após isso, acrescentam-se alguns produtos químicos capazes de remover a tinta presente no papelão, tornado-o assim mais claro. Dessa forma, temos como resultado uma pasta, que será secada e prensada e estará pronta para formar um novo papel.