Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda como funciona a reciclagem de embalagem longa vida

www.flickr.com/photos/mbeo52/3276997568

Todos os dias são consumidos vários litros de leite, suco e outros produtos embalados em caixa tipo “longa vida”. Essas embalagens geralmente são eliminadas junto com o lixo doméstico, embora o ideal seja separar o material, lavá-lo e enviá-lo para a coleta seletiva e para a reciclagem.

Por ser cartonada, a embalagem longa vida é composta de plástico, alumínio e papel. Essa constituição faz com que a maioria das pessoas pense que não é possível fazer a reciclagem das caixinhas, além de causar confusão na hora de escolher em qual o destino correto do lixo.

Embora o processo de reciclagem de embalagens longa vida seja bastante complexo, é necessário destacar que ele é, sim, possível. No processo, os três materiais são separados para, então, ser reaproveitados. O papel reciclado é geralmente usado na produção de caixas e papelão, enquanto o plástico e o alumínio viram placas e telhas.

Há, ainda, a possibilidade de separar completamente o plástico do alumínio. Nesse caso, o processo visa a confecção de parafina e alumínio metálico. Apesar de todo o processo ser demorado e considerado complexo, vale a pena separar as embalagens e encaminhar para a reciclagem.