Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como funciona uma usina de reciclagem?

As usinas de reciclagem têm como objetivo transformar os materiais recicláveis que foram recebidos, em matérias primas, as quais estão disponíveis no final do processo ás empresas para a produção de novos produtos.

Flickr.com/ Depois da coleta, os materiais são levados aos galpões para a triagem e compactação.

Parte desses materiais que chegam as usinas de reciclagem são frutos das ações de pessoas que separam os recicláveis dos não recicláveis e os levam a um centro de coleta, o que é um ato bastante positivo.

A questão é que antes de os enviarmos para a coleta seletiva ou mesmo direto para as usinas, devemos limpar esses materiais, porque caso estejam engordurados ou sujos, por exemplo, não poderão passar pelo processo de reciclagem.

Os que estiverem aptos a reciclagem passarão efetivamente pelo processo de transformação. Veja abaixo como é esse processo e entenda como uma usina de reciclagem:

Coleta – Antes do processo de reciclagem ser iniciado, as usinas recebem os materiais recicláveis

Triagem – Durante a triagem, são separados os materiais que podem efetivamente passar pelo processo de transformação. Como dito anteriormente, não basta ser um material reciclável, é necessário estar limpo e em bom estado (não estar fisicamente debilitado).

Os materiais aptos ao processo serão separados de acordo com sua composição.

Compactação – Os materiais são prensados

Venda – Uma vez compactados esses materiais já podem ser vendidos ás empresas.

Agora que você já sabe como funcionam as usinas de reciclagem e quais são as condições para um material passar por esse processo, que tal ajudar a conscientizar a população?