Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Lixo no litoral brasileiro está sendo transformado em calçado

Mais de 600 mil toneladas de redes, linhas e armadilhas usadas na pesca comercial são despejadas e descartadas no mar todos os anos. Pode parecer esquisito, mas os chinelos representam uma parte da poluição do plástico, que sufoca os oceanos e a vida marinha. Só na África Oriental, por exemplo, cerca de 90 toneladas são descartadas sem qualquer critério e acabam no oceano e nas praias todos os anos. E se todo esse lixo fosse usado como matéria-prima de produtos do cotidiano, desses que todo mundo usa?

Esse foi o pensamento de Bernardo Pedroso, fundador da Ocean Refresh, startup brasileira que está produzindo tênis e chinelos feitos inteiramente de resíduos plásticos descartados no oceano.

A Ocean Refresh afirma que cada par de chinelos é feito de até 1kg de lixo plástico marinho, incluindo até 24 garrafas descartáveis. A utilização de materiais orgânicos também torna o calçado totalmente reciclável.

Os tênis que eles produzem, chamados Wavecatcher, também são 100% reciclados, feitos com algodão orgânico, forro de palmilha em cortiça reciclada e fibra de milho e montados com colas à base de água. Todos os produtos são certificados pela Global Recycling Standard – que, além de assegurar a sustentabilidade ambiental e química na produção, também atesta que as condições de trabalho sejam seguras e equitativas.

Funciona assim

Primeiro, a equipe de voluntários coleta um número significativo de plástico e chinelos diretamente do oceano e envia todos para a fábrica de uma vez – isso para reduzir a pegada de carbono e dar mais eficiência ao processo. Depois, o material é levado para uma unidade de produção e transformado em uma série de folhas de PVC, que são cortadas e montadas com solas e tiras 100% recicladas. A produção é feita na Itália e em Portugal e, de lá, são exportados para o mundo todo.

imagem extraída do Instagram da Ocean Refresh
Foto: Instagram Ocean Refresh – 28/06/2021

Contribuição social

A Ocean Refresh tem parceria com diversas ONGs e órgãos de conscientização. Um desses parceiros é a Route Brazil, que organiza limpezas de praias com voluntários que são moradores de comunidades e favelas, e realizam o trabalho de coleta do lixo duas vezes por semana. A empresa também tem planos de, até 2023, promover projetos de educação ambiental dos oceanos para as gerações futuras em mais de 25 países.

A empresa também tem uma iniciativa chamada “Programa 360°”, que oferece uma maneira fácil de reciclar calçados velhos. Eles recebem essas unidades e as utilizam numa nova produção. Como agradecimento e incentivo, os clientes ganham crédito para ser utilizado na próxima compra.

É muito legal ver a economia circular ganhando cada vez mais espaço no nosso dia a dia. E você, conhece mais exemplos como esses? Compartilha com a gente e vamos fazer circular boas práticas como essas, para que elas fiquem cada vez mais populares e acessíveis para todo mundo! Para conhecer mais sobre a Ocean Refresh, clique aqui.

Fontes: Euro News | Ocean Refresh