Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Metrô envia para a reciclagem nove toneladas de baterias alcalinas

A Companhia do Metropolitano encaminhou para a reciclagem nove toneladas de baterias alcalinas, meia tonelada de pilhas e baterias portáteis e 256 pneus.

Todo esse volume foi contabilizado do início de 2020 até setembro. Todos esses itens inservíveis são encaminhados para os respectivos fornecedores e destinados para reaproveitamento ou descarte de forma que não prejudiquem a natureza.

As ações de logística reversa são firmadas em contrato e constam do Sistema de Gestão Ambiental do Metrô, que é certificado com a ISO 14001 pela adoção de políticas comprometidas com a preservação do meio-ambiente.

Nós já falamos aqui sobre os perigos do descarte incorreto de pilhas e baterias. Estes dispositivos contêm diversos tipos de materiais, sendo os mais perigosos o chumbo, mercúrio e cádmio, que são chamados de metais pesados. Estes ingredientes têm forte potencial de contaminação, e, quando descartados de forma incorreta, podem ocasionar sérias consequências para a saúde humana e a natureza.

As pilhas de lítio recarregáveis, íon lítio e zinco-ar devem ser recicladas sempre que o seu uso chegar ao fim. Além das pilhas “tradicionais”, como AAs ou AAAs, as pilhas recarregáveis utilizadas geralmente em itens domésticos, como câmeras, brinquedos e ferramentas, também devem ser recicladas.

Baterias de carro que contêm chumbo devem ser levadas apenas a centros de gestão de resíduos, onde poderão ser recicladas. Por causa do valor dos materiais da bateria, muitos vendedores de carros e centros de serviço compram a bateria usada para encaminhá-la à reciclagem.

Logística reversa

Algumas empresas fabricantes desses materiais assumem a sua responsabilidade com a população e o meio ambiente e oferecem opções para o descarte correto de pilhas e baterias.

Para saber onde fazer o descarte correto de pilhas, baterias e outros itens eletrônicos, basta acessar este link e inserir o seu endereço. Ele mostrará os locais mais próximos de você que aceitam esse tipo de resíduo.

Para saber o que pode ser descartado, além das pilhas e baterias, confira aqui a lista completa.