Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O significado dos números e siglas nas embalagens de plástico

Pode ser que passe despercebido, mas nas embalagens de plástico há a marcação de um número e sigla muito importantes para o processo de reciclagem desse material.

Existem variados tipos de plástico, que se diferenciam entre eles por conta do grau de flexibilidade e da capacidade de suportar impactos, determinados produtos químicos e altas temperaturas. Essas variações se dão pela alteração dos arranjos das moléculas, pelo processo de produção e também pelos diferentes materiais que podem compor esses polímeros.

Cada tipo é identificado por uma numeração e sua respectiva sigla, que denominam à qual categoria aquele plástico pertence. Veja quais são:

Número 1: PET

O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um termoplástico que suporta ser aquecido, derretido e, ainda assim, mantêm suas características.

O PET é um dos polímeros mais resistentes, tanto com relação ao impacto físico, quanto ao impacto químico das substâncias por ele reservadas.

Descartado corretamente para a reciclagem, pode dar origem a fibra para carpete, tecidos e embalagens de diversos itens, como produtos de limpeza e higiene pessoal.

Número 2: PEAD

O PEAD é o Polietileno de Alta Densidade e compõe as sacolinhas de supermercado, embalagens de detergente, óleo automotivo, embalagens de shampoo, entre outros.É um plástico atóxico e tem ótima resistência físico-química.

Com grande potencial de reciclagem, ao ser encaminhado para o processo origina novos frascos, tubulação de esgoto e até conduítes – produto usado em paredes para passar fiação elétrica internamente.

Número 3: PVC

O Policloreto de Vinila é um plástico não derivado totalmente do petróleo, que tem em sua composição, além do monômero de vinila, o cloro.

Esse tipo está presente em embalagens de higiene pessoal, frascos de remédio e brinquedos. Após recolhido e reciclado, torna-se matéria-prima para a produção de mangueira de jardim, tubulação de esgoto e cone de tráfego.

Número 4: PEBD

O PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) foi o primeiro plástico do tipo Polietileno, desenvolvido em 1933 e suporta temperaturas de 80°C a 95°C. É atóxico, impermeável, flexível e normalmente é utilizado para criação de embalagens, composição de peças de computador, brinquedos, garrafas, sacos de lixo e também pode integrar as sacolas de supermercado. Além disso, é uma das lâminas que compõe as caixas de leite.

No pós-reciclagem pode, por exemplo, servir para a fabricação de tubulação para irrigadores.

Número 5: PP

O plástico PP (Propileno) apresenta boa resistência térmica, química, à solvente e à quebra. Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos, de produtos químicos e remédios, entre outros. Após ser reciclado, pode virar caixas, cabos para bateria de carro e mais uma variedade de produtos.

Número 6: PS

O Poliestireno possui características como leveza, capacidade de isolamento térmico, baixo custo, flexibilidade e a moldabilidade sob a ação do calor, que o deixa em forma líquida ou pastosa. É utilizado, por exemplo, em potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, copos descartáveis, aparelhos de barbear descartáveis e brinquedos.

Reciclado, pode transformar-se em objetos como placas para isolamento térmico e acessórios para escritório.

Número 7: OUTROS

Quando a embalagem está marcada com o número 7, significa que a fabricação demandou outros tipos de plástico, como à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílico, etc.

Após ser reciclado, dá origem, entre outras coisas, a madeira plástica.