Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Por que fazer a reciclagem de metal?

www.flickr.com/photos/photochiel/582637225/sizes/o/in/photostream

O metal é um material muito presente na história da humanidade. Já no período da pré-história, os seres humanos aprenderam a manipular o cobre, um tipo de metal muito versátil.

Assim, após o domínio e o consequente desenvolvimento dessa técnica, podemos imaginar a evolução obtida, uma vez que materiais como pedra e ossos, muito utilizados para a produção de armas, foram consequentemente substituídos por metais.

Símbolo de durabilidade e resistência, o metal foi incorporado à nossa cultura, propiciando a evolução de nossa sociedade em vários aspectos, tanto que hoje é praticamente impossível imaginarmos nossa sociedade moderna e sua conquista evolutiva sem a participação maciça do metal.

Seja em automóveis, em utensílios domésticos e até mesmo nas notas de dinheiro, o metal está sempre presente em virtude de suas características principais: solidez, opacidade e boa capacidade de condução de calor e de eletricidade.

Além disso, quando aquecido, possui a extremamente útil capacidade de ser moldado em diferentes formas, desde fios muito finos e resistentes, até mesmo a confecção de barras e chapas grandes e pesadas.

Os metais são, de uma maneira geral, 100% recicláveis, com ainda uma característica bem peculiar: diferentemente de outros materiais recicláveis como o papel, os metais podem ser reutilizados de maneira infinita.

A reciclagem de metal

O processo de reciclagem de metais tem notadamente um enorme benefício econômico e ecológico, pois, nesse processo, evitam-se as grandes despesas obtidas na fase inicial de manipulação do material, onde ocorre a redução do minério em metal.

Para a reciclagem do metal, o processo inicia-se com a coleta do material, seguido pela separação por tipo e a separação de impurezas. Após isso o material sofre compactação, seguido de fundição e, finalmente, conformação.

Esse procedimento de reciclagem consegue promover a economia de até 40% de energia se comparado ao processo de manipulação primário do metal, daí a grande importância de sua reciclagem.

No Brasil, a reciclagem de latinhas de alumínio é considerada a mais efetiva de todo o mundo, chegando a 100% de reciclagem.