Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Reciclagem de alumínio

www.istockphoto.com/br/foto/alum%C3%ADnio-pode-e-s%C3%ADmbolo-de-reciclagem-gm456062785-30708482

O alumínio é um metal amplamente utilizado nos mais variados segmentos e para as mais diversificadas finalidades: construção civil, fabricação de automóveis, fabricação de aparelhos domésticos, máquinas e equipamentos industriais, utensílios, ferramentas, barcos, aviões, embalagens, eletroeletrônicos, entre muitas outras aplicações.

Sua forma bruta é a bauxita, mineral encontrado em grandes quantidades no Brasil. O processo de extração da bauxita se dá em três etapas: mineração, refinaria e redução. O processo de transformação desta matéria-prima em produtos para consumo é bastante complexo e exige altos investimentos financeiros, além de utilização de tecnologias avançadas.

A utilização do alumínio está associada a diversas preocupações ambientais, uma vez que sua exploração exige a extração de recursos naturais, causando degradação do solo, gerando resíduos e levando à poluição da água e do ar.

Diante deste cenário, torna-se necessário investir na adoção de práticas que visam o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, medidas que priorizam a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais devem ser adotadas por todos que participam desta cadeia produtiva que envolve a utilização do alumínio.

Reciclagem do alumínio

O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes e com 100% de eficiência, ou seja: sem perder as propriedades de sua forma natural. A maior vantagem desse processo é a significativa economia de energia, uma vez que os processos de transformação da matéria-prima chegam a demandar até 95% mais de energia do que o processo de reciclagem.

Outro benefício da reciclagem do alumínio é a intensificação da economia local, uma vez que diversos sucateiros e catadores de lixo ganham a vida recolhendo latinhas e vendendo para corporativas de reciclagem. Entre os inúmeros produtos embalados em recipientes de alumínio e que podem ser reciclados, podemos destacar os produtos em aerossol.

Os produtos envasados em embalagens de aerossol são classificados como resíduo perigoso especial. Esta periculosidade não é somente devido ao produto em si, mas ao gás contido na lata, que é inflamável e pode ocasionar sérios acidentes quando manipulado ou descartado de maneira incorreta.

Vale destacar que a Dinâmica Ambiental é uma empresa especializada em gerenciamento de aerossóis, realizando um processo de despressurização que permite a retirada do gás e separação do material líquido, se houver. Em seguida, é executada a descaraterização das latas, que ficam prontas para a reciclagem ou para o procedimento de logística reversa.