Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Reciclagem de copos descartáveis: como fazer?

pt.depositphotos.com/25779213/stock-photo-blue-plastic-cups.html

A utilização de copos descartáveis representa um dilema no que diz respeito à sustentabilidade. Por um lado, os copos descartáveis dispensam a lavagem após o uso, gerando economia de água — um cuidado fundamental em tempos de crise hídrica. Entretanto, o uso de copos descartáveis contribui diretamente para o aumento da quantidade de plástico que é descartado na natureza.

Nesse sentido, a reciclagem de copos descartáveis se destaca como solução para minimizar os impactos ambientais associados à utilização dos copos de plástico. Atualmente, a indústria de reciclagem de copos descartáveis apresenta produção de 96 mil toneladas por ano, empregando 10 mil pessoas em todo o mundo.

A reciclagem começa com o recolhimento dos copos que, em seguida, passam por processos de trituração e limpeza. Por fim, o material é transformado em outros copos, talheres ou pratos descartáveis.

Copos descartáveis: reutilização e redução do consumo

Para quem deseja contribuir com a preservação ambiental, vale a pena adotar algumas medidas para reduzir o descarte de copos de plástico e até reaproveitá-los para decorar a casa. Uma ação simples e eficaz consiste em incentivar as pessoas a utilizarem o mesmo copo várias vezes: se o copo foi utilizado para beber água, por exemplo, dá para usar ele novamente.

Quem gosta de colocar a mão na massa pode recolher todos os copos e pintá-los com cores alegres. Depois, é só distribuí-los pelos cômodos e usar como porta-canetas ou vasos para pequenas plantas.