Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Recicle fazendo decoupage em madeira

www.flickr.com/photos/coisinhasdalili/1406617197
www.flickr.com/photos/shellysblogger/4495572242

Entende-se por decoupage o processo de reaproveitar determinados materiais como outros objetos e utensílios. É, portanto, uma técnica muito eficaz para evitar o descarte de plásticos, papéis e de madeira — sendo este último material como um dos mais utilizados para decoupage em todo o mundo, justamente por se tratar de um material resistente e que pode ser manipulado várias vezes.

Importância da decoupage de madeira

Além de gerar economia para a casa e para comércios de artesanato, a decoupage de madeira é fundamental para evitar que toneladas de peças de madeira sejam descartadas de maneira imprópria, causando diversos impactos ambientais e poluindo rios e matas.

Como fazer decoupage em madeira

A primeira etapa para quem deseja executar a técnica de decoupage em madeira é escolher peças que possam ser reaproveitadas, ou seja, que não estejam em estado de conservação já crítico. Em seguida, deve ser definido o produto que será feito, como mesinhas ou pequenos objetos de decoração.  Nunca comece “no escuro”, pois a chance de erro e frustração neste caso é maior.

Para deixar tudo mais simples, vamos apresentar na sequência algumas opções de projetos para fazer em casa, confira:

Baú para guardar brinquedos

Separe tábuas de madeira de tamanhos quadrangulares parecidos e, se necessário, corte-as com serrote para deixar pelo menos seis fases idênticas. Depois, lixe bem todas elas e una as áreas com cola de madeira, deixando somente um dos lados livre. Espere secar e decore com tintas coloridas, fazendo desenhos ou mesmo utilizando a técnica de colagem de papel. Para fechar este baú, utilize uma das seis fases como tampa.

Porta-joias

Sabe aquele porta-joias de madeira lindo da sua mãe ou avó, e que finalmente chegou às suas mãos? Você por dar uma nova cara a ele lixando todas as partes de madeira e passando tinta acrílica para garantir maior resistência. Você pode, ainda, decorar a peça com cores diferentes ou colar panos e adesivos na superfície.

Vasos sustentáveis

É possível reaproveitar diversos pedaços de madeira para criar vasos para plantas e flores em seu jardim. Para tal, você precisará de 20 pedaços com a altura e largura parecidos. Se não encontrar com facilidade, basta serrar e deixar tudo mais ou menos com as mesmas dimensões.

Depois, selecione oito pedaços mais finos que cumprirão a função de suporte do vaso de madeira. Lixe todas as peças para tirar pequenas lascas que possam machucar os dedos e, na sequência, pegue dois pedaços ainda menores e posicione-os na horizontal, pregando ambos sobre quatro outros pedaços maiores na posição vertical.

Você irá repetir estes passos até finalizar as 20 ripas de madeira, formando um cubo. Depois, é só passar uma camada de produto contra cupins e uma boa quantidade de verniz para garantir resistência.