Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Reutilização de garrafas de plástico

Hoje vamos dissertar sobre um assunto, que está presente no dia a dia de quase toda a população, pode ser visto como uma solução, mas na realidade é um grande problema. Com certeza já reciclamos alguma vez as famosas garrafas de plástico, ou conhecemos alguém que acha isso uma boa solução, tanto para o meio ambiente quanto para nós.

Estas garrafas representam uma grande parcela dos problemas ambientais, pois são feitas de petróleo, que é um recurso natural não renovável, e como se não bastasse é necessária energia para sua produção e distribuição. Na maioria das vezes o destino dessas garrafas são os lixões, que como já sabemos, são espaços que contaminam severamente o solo.

Mas porque não podemos reutilizar? Um dos principais motivos é a contaminação bacteriana, por ser um ambiente fechado, úmido, e estar em constante contato com as mãos e boca, é o lugar ideal para a proliferação de bactérias. Uma pequena garrafa reutilizada pode conter 300 mil bactérias, que podem causar: problemas de pele, infecções intestinais, e até pneumonia. Além disso na maioria das garrafas é encontrada uma grande quantidade de Coliforme Fecal, que é a causa inúmeras infecções graves.

Se engana quem pensa que a solução é apenas higienizar estas garrafas. Um dos principais materiais usados na produção de garrafas de plástico o Bisfenol A (BPA), é muito perigoso para a saúde, pois quando a garrafa é lavada essa substância se desprende do plástico e passa para o líquido, que causa desequilíbrio no sistema endócrino, ou seja, modifica a forma como os hormônios agem no corpo, e pode desenvolver obesidade, diabetes, problemas cardíacos, entre outros.

Um bom destino para essas garrafas de plástico é a reciclagem onde as garrafas podem ser destinadas para as mais de 500 empresas recicladoras, ou até mesmo ser matéria prima para a produção de artesanatos, como vasos para hortas verticais, e objetos de decoração.

Então não vamos nos arriscar! Procure por garrafas de vidro, aço, ou inox, mas mesmo assim a higienização dessas garrafas precisa ser diária, e permitir que elas sequem antes do uso é importante para diminuir a proliferação de bactérias.