Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Reutilização de sacolas plásticas

Nos últimos anos nos deparamos com o tema “Sacola Plástica” nos rodeando por todos os lugares, assuntos que tratavam desde leis, até ações de reciclagem. Sabemos que este tipo de material leva em média de 100 a 400 anos para se decompor no meio ambiente, e sabemos também que ele pode ser reutilizado de diversas formas. Mas infelizmente uma grande parte da população ainda faz o descarte incorreto deste resíduo.

Nota-se que houve uma grande diminuição da presença de sacolas plásticas nos aterros, este dado varia de 25% a 30%, pois o uso de sacolas mais resistentes foi implantado a algum tempo, sacolas biodegradáveis, ou até mesmo o novo modelo de sacolas plásticas produzida pelas normas da ABNT NBR-14937, que encontramos geralmente nos supermercados, suportam mais peso, ou seja, carregam mais produtos, e consequentemente se for reutilizada para o descarte de lixo, também suporta uma maior quantidade, estas são soluções viáveis, para viabilizarmos cada vez mais o uso destes materiais.

Temos diversos destinos para estes materiais, e um deles é a reciclagem que pode ser feita por nós mesmos! Através de trabalhos manuais, artesanatos, ou até utilidades em nosso dia a dia. Pensando nisso resolvemos trazer algumas dicas de como reutilizar e reciclar as sacolas plásticas:

  • Use as sacolas em lixeiras. Esta atividade já pode ser considerada um ato de consumo consciente, pois você reutiliza o material proveniente de outra destinação;
  • Guarde comidas perecíveis em sacolas plásticas. Esta atitude é indicada para as estações quentes, guarde o alimento dentro de uma sacola antes de colocá-lo no refrigerador. Mas tome cuidado! Pois se o alimento estiver em um estado avançado de decomposição, pode produzir calor, e forças a geladeira a trabalhar mais e assim consumir mais energia;
  • Mantenha algumas sacolas no carro. Esta atitude além de ser completamente benéfica para o meio ambiente, te trará mais praticidade. Você pode usá-las para manter o seu carro limpo recolhendo as sujeiras, e esvaziando as sacolas nos locais determinados, só a descarte caso se encontre muito desgastada;
  • Ajude os animais com as sacolas. Caso estes materiais sejam descartados de forma incorreta, podem prejudicar a vida de um animal que consequentemente pode acabar ingerindo-a e se machucando por conta disso. Você pode usar as sacolas para limpar as caixas de areia, e também remover os dejetos dos animais. Ao levar o seu animal de estimação para passear tenha uma sacola em mãos sempre! Outra alternativa é fazer a doação destes materiais para abrigos de animais, em que eles precisam de um grande volume para a manutenção de seus ambientes de convívio.

Estas são algumas dicas de como ajudar o meio ambiente, e também trazer benefícios para si mesmo, mas você pode explorar a sua criatividade e a imaginação para elaborar outras destinações para as sacolas plásticas.