Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Soluções para o descarte de resíduos industriais

pt.depositphotos.com/3098008/stock-photo-blue-oil-barrels-1.html

Os resíduos industriais, produzidos diariamente por empresas e indústrias de diversos segmentos, são também chamados de resíduos perigosos, e são extremamente prejudiciais, uma vez que podem contaminar o ar, a água, o solo e, principalmente, os seres humanos.

Os resíduos industriais podem estar tanto no estado semissólido, como no sólido ou mesmo no líquido, e o seu manejo deve ser feito somente por profissionais capacitados em virtude dos riscos de contaminação envolvidos.

Outro fator importante no que se refere aos resíduos industriais é a necessidade de tratamento que esses materiais precisam receber, para que se tornem neutros antes do descarte.

De acordo com a lei, toda empresa precisa realizar a separação de todo o lixo tóxico que ela produz. Além disso, cabe também a empresa geradora o envio desse mesmo material a um centro de tratamento, visto que esses materiais não podem ser reaproveitados caso estejam contaminados.

Já os resíduos químicos, também de acordo com a legislação, também necessitam acompanhar um inventário que revele sua periculosidade, composição e quantidade.

Como os resíduos industriais constituem um dos grandes problemas ambientais atuais, muitas são as tentativas de tecnologias empregadas para tentar amenizar esse problema.

Um bom exemplo nacional do que está sendo feito nesse sentido é o CITA (Centro de Inovação Tecnológica e Ambiental), inaugurado recentemente na Bahia, e que desenvolve linhas de pesquisa aplicadas na transformação de resíduos industriais.

Um ótimo exemplo que surge desse projeto é a utilização de biocompósitos, produzidos a partir dos resíduos provenientes da indústria.

Outro bom exemplo aplicado no setor de infraestrutura é a utilização do asfalto ecológico, que também é produzido a partir de resíduos provenientes da indústria e que, ambientalmente, são extremamente favoráveis.

Para as empresas que geram poluentes gasosos, já há hoje muitas linhas de pesquisa que tentam desenvolver formas de conter a emissão desses poluentes por meio do uso de membranas que realizam a absorção desses materiais.

É importante ressaltar que todas as tecnologias que propõe soluções para os resíduos industriais implicam em custos. Cabe ao governo encontrar fórmulas tanto de estímulo a essas tecnologias como também de adesão das empresas, exatamente como é feito em países desenvolvidos.