Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Tom Ford cria relógio com plástico retirado dos oceanos

É o primeiro relógio de luxo feito com plástico removido dos oceanos

O famoso estilista Tom Ford, que transformou a Gucci em uma marca que vale bilhões de dólares, lançou o primeiro relógio de luxo feito 100% com plástico oceânico.

De acordo com informações da marca, para a produção de cada relógio são utilizadas cerca de 35 garrafas plásticas.

O relógio 002 Ocean Plastic tem 40 mm de diâmetro, com um cristal de safira anti-reflexo e o movimento é a quartzo. A caixa e a pulseira trançada são feitas de plástico reciclado do oceano. Apenas o fundo da caixa, a coroa e a fivela (onde uma robustez extra é necessária) são feitos de aço e recebem um tratamento de preto semi fosco DLC (diamond-like). Todas as embalagens são feitas de plástico marinho reciclado ou papel reciclado.

O relógio, produzido na Suíça, foi desenvolvido em parceria com fornecedores que estão igualmente empenhados em encontrar um melhor destino para o plástico. A empresa garante que o produto não leva nenhum tipo de plástico virgem ou que não tenha sido retirado dos oceanos.

“Na minha opinião, o luxo ético é o maior luxo de todos”, diz Ford. “O cliente Tom Ford é sofisticado, com grande consciência dos problemas que nosso planeta enfrenta e da responsabilidade que temos de protegê-lo. A sustentabilidade é uma questão chave em nossas vidas agora. Para cada 1000 relógios que produzimos e vendemos, removemos permanentemente 222 quilos de resíduos plásticos dos oceanos. É incrivelmente atraente saber que você não está apenas usando um produto de alta qualidade, mas simplesmente por possuir o produto, você também está agindo diretamente para melhorar o planeta”, diz Ford.

Prêmio Tom Ford

Além do lançamento do relógio, a marca também anunciou a criação de um prêmio que concederá 1 milhão de dólares para projetos que possam desenvolver um substituto viável e escalonável para o plástico que hoje é usado na produção de sacolas e sacos descartáveis.

As propostas vencedoras serão avaliadas e testadas para garantir que não só tenham um impacto positivo no meio ambiente, como também possam ser comercializadas em grande escala a partir de 2025.

O Prêmio Tom Ford de Inovação em Plásticos contribuirá para uma ampla conscientização sobre as questões associadas ao uso consciente dos plásticos. Para saber mais sobre a inscrição e as regras do prêmio, basta acessar o site www.plasticprize.org. As inscrições serão aceitas a partir do final de janeiro de 2021.