Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça os tipos de energia sustentável

Obtida por meio de recursos inesgotáveis, a energia sustentável pode ser a solução para um futuro mais consciente e limpo.

Quando pensamos em sustentabilidade, logo vem à mente atitudes que não prejudiquem o meio ambiente e não afetem o futuro das próximas gerações, certo? Soluções ambientais nos âmbitos econômicos e sociais, como é o caso da energia sustentável, uma opção mais viável que os métodos tradicionais.

Confira alguns exemplos de energias renováveis abaixo para adotar em casa ou na empresa:

Solar

A energia solar, como o próprio nome diz, é proveniente do Sol que nos ilumina todos os dias. Com uma tecnologia baseada em placas solares que captam a luz emitida e convertem em energia térmica ou elétrica. E, por mais que tenha um potencial enorme e seja abundante em um país tropical como o Brasil, ainda é pouco aproveitada. Mas, aos poucos essa energia gerada pela iluminação solar vem tomando espaço. Isso porque, entre 2006 e 2017 a produção dessa energia cresceu 407%.

Energia geotérmica

Pouco utilizada no Brasil, a geotérmica consiste na captação do calor emitido pelo interior do planeta. Portanto, é um tipo de energia renovável que depende da região do globo em que o país está localizado.

Para ser utilizada, é necessário fazer escavações pouco profundas e captar as altas temperaturas emitidas pelo globo. Por meio desse calor, o aquecimento da água movimenta turbinas e gera energia.

Maremotriz

Menos conhecida que os demais tipos de energia, a maremotriz consiste na captação dos movimentos das águas do oceano e conversão em eletricidade com a ajuda de turbinas e barragens. Ou seja, o vai e vem do mar pode ser muito útil para a geração de energia sustentável!

Energia eólica

Proveniente dos ventos, uma fonte em abundância e interminável de energia, a eólica é muito comum em regiões do Norte e Nordeste do Brasil. Captada por meio de grandes moinhos, é transformada em energia elétrica totalmente limpa por meio do movimento gerado do vento das hélices. Em ascensão, países como Estados Unidos, China e Alemanha são os principais produtores de energia eólica, segundo Global Wind Statistic 2017, documento anual com dados mundiais de energia eólica produzida. Neste ranking, o Brasil não está muito atrás, à frente de países como Canadá e Itália.


Importância da energia sustentável

A expansão de fontes de energia renovável para substituir técnicas antigas pode ajudar no equilíbrio da temperatura do planeta. Se combinadas com utilização de equipamentos sustentáveis como lâmpadas de LED, essas formas de energia ajudarão ainda mais na preservação do planeta e em um futuro mais limpo.