Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

5 passos para tornar uma empresa sustentável

As estratégias de sustentabilidade são os planos e esforços que uma empresa coloca em prática, a fim de que tais métodos sejam uma preocupação constante. Essas estratégias incluem a governança corporativa, desenvolvimento de funcionários, inovação e melhorias sistemáticas. Cada um desses itens pode levar a um tipo de estratégia que a companhia irá utilizar para melhorar as operações de negócios em longo prazo. A aplicação de estratégias de sustentabilidade é diferente para cada negócio como as suas operações e as indústrias de funcionamento podem ter diferentes influências que alteram esses planos.

Empresa sustentável
flickr.com / Sustainable UMD A aplicação de estratégias de sustentabilidade é diferente para cada negócio.

Governanças corporativas são as diretrizes gerais e as direções que uma empresa usa para controlar as pessoas e suas operações. As estratégias de sustentabilidade podem ter governança corporativa, por isso torna-se um mantra que a empresa mantém sempre à frente de suas operações. Ao invés de apenas abranger questões comerciais padrões, ela também pode incluir questões ambientais e sociais. Isso garante que uma empresa tenha recursos físicos suficientes para continuar as operações de negócios. As questões sociais podem exigir que a empresa gaste o seu capital em itens que melhoram seu ambiente circundante, ajudando não só o público interno, mas também aqueles que não estão diretamente investindo no negócio.

5 dicas para tornar uma empresa sustentável:

  • Reutilizar papéis;
  • Separar o que possa ser enviado para reciclagem;
  • Reduzir o desperdício;
  • Dar sempre preferência aos produtos amigos da natureza;
  • Criar estratégias de sustentabilidade em todos os níveis.
Coleta seletiva
flickr.com / epSos.de Separar o lixo é um dos passos para tornar sua empresa sustentável.

Desenvolvimento de funcionários é outro tipo comum de estratégia. As empresas muitas vezes dependem de alguns atributos e benefícios trazidos para a companhia pelas habilidades intangíveis de um funcionário que entenda de sustentabilidade. As estratégias vão envolver o desenvolvimento de colaboradores, compensando-os em níveis acima do mercado e prevenindo estes indivíduos de deixar a empresa e trabalhar para um concorrente. Canais de comunicação abertos e permitindo a entrada dos empregados nas decisões, também podem reforçar esta estratégia.

Inovação – principalmente através da tecnologia – é outro grupo de estratégia de sustentabilidade. Empresas que olham para o futuro e desenvolvem tecnologias ou processos, aproveitam o que há de melhor em tecnologia em suas operações. A inovação tecnológica permite que uma empresa melhore os seus processos de negócio e continue suas operações por mais tempo. Reduzir o desperdício é outro benefício da inovação, até mesmo na economia de recursos de capital.

Melhorias sistemáticas podem representar melhorias incrementais para uma empresa que usa estratégias de sustentabilidade. Portanto, a empresa pode precisar de um plano de sustentabilidade que proporcionará a melhoria sistemática durante longos anos.