Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Arquitetura sustentável: 3 projetos que são referência no Brasil

Esse tipo de arquitetura envolve uma série de fatores. O terreno escolhido, as matérias-primas e até mesmo as condições climáticas e socioeconômicas. E não estamos falando só de grandes obras – ainda que elas também façam parte – mas também de projetos residenciais!

Exemplos de arquitetura sustentável

No Brasil, já surgiram vários exemplos de casas sustentáveis e como elas podem funcionar. Nem todas estão concluídas, mas muitos projetos estão em fase avançada.

#1 – Casa Container

Em um condomínio residencial na Granja Viana, em Cotia (SP), o arquiteto Danilo Corbas, desenvolveu um projeto totalmente feito com contêineres marítimos, alguns com mais de dez anos de uso, a casa contou com diversas soluções para o meio ambiente. Há o reaproveitamento da água da chuva, iluminação e ventilação natural, captação de energia solar e telhados verdes.

Saiba mais sobre o projeto em: containerbox.com.br

#2 – Casa 88 Graus

A Casa 88° é um exemplo da união de sustentabilidade e elegância. O projeto que será erguido em um condomínio no interior de São Paulo, já ganhou o prêmio Saint-Gobain de arquitetura. Durante todas as etapas do projeto, foram buscados materiais e recursos sustentáveis, de preferência os reciclados e ecológicos, que podem retornar à natureza. Entre os destaques da construção, está a estrutura que conta com madeira laminada colada, proveniente de reflorestamento.

Saiba mais sobre o projeto em: casa88graus.com.br

#3 – Casa LCP

Esta é a primeira casa brasileira a ganhar a certificação Leed For Homes, que classifica a construção e o design de casas verdes. Entre as soluções sustentáveis, os destaques são o reaproveitamento de águas cinzas, o armazenamento de água da chuva e o uso de eletrodomésticos com a tecnologia “inverter” (que reduz o consumo de energia). Há também um grande isolamento térmico e acústico, placas fotovoltaicas para produção de energia renovável, água de banho aquecida pelo sol e estrutura feita com madeira sustentável. A casa LCP está localizada em um condomínio de Campinas (SP).

Saiba mais sobre o projeto em: lcpconstrucoes.com.br

Deu para ter uma ideia de como a arquitetura sustentável funciona? O projeto deve ser realizado com cuidado, por profissionais atentos aos materiais utilizados e ao terreno. A permeabilidade do solo, inclusive, deve ser analisada antes de qualquer construção, principalmente nas que pretendem minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.

E você, gostaria de ter uma casa sustentável?