O consumo sustentável tem se tornado um conceito cada vez mais determinante na aquisição de produtos e serviços e, claro, na área de food services não é diferente. Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa fornecedora de embalagens, mais de 70% dos brasileiros já deixaram de ir a algum estabelecimento tipo bar, restaurante ou pedir comida via delivery por conta do estabelecimento não aplicar práticas sustentáveis.
A pesquisa também apontou que investir em práticas sustentáveis como reciclagem, não desperdiçar comida e adotar utensílios biodegradáveis são alguns fatores que tornam um estabelecimento alimentício sustentável. Além disso, há uma grande tendência em substituir alimentos comuns do cotidiano por opções veganas e os orgânicos também atraíram mais o interesse do público em geral.
Isso indica que o comportamento do consumidor está cada vez mais voltado à práticas ambientalmente adequadas, tanto dentro quanto fora de casa, seja na hora de preparar sua alimentação ou de fazer um pedido em restaurantes via delivery. E se olharmos algumas das palavras-chave relacionadas à sustentabilidade, já se percebe uma tendência pela busca de informações sobre comprovação de sustentabilidade, via certificados e selos.
Atenção das marcas
Dada a procura por produtos mais sustentáveis on-line, é natural que os gestores e as marcas voltem os olhares a esse fenômeno. Por isso, é primordial ter muita transparência das empresas para com a sociedade. Como forma de atração, divulgar as ações que estão sendo feitas envolvendo sustentabilidade aos clientes é uma possível ferramenta.
Os dados da pesquisa são positivos, mas a verdade é que o caminho para chegarmos a um mercado de consumo 100% sustentável no Brasil ainda é muito longo. Para se ter uma ideia, o país produz mais de 78 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo que 13% disso é só de plástico. Por isso, é compreender e propagar os vários benefícios do delivery e do consumo sustentável, um modelo que precede não só de investimentos e boa vontade das empresas e de consumidores, mas, principalmente, a consciência de que, desta forma, todos ganham, empresas, clientes, as gerações futuras de consumidores e o meio ambiente.
Fontes: Consumidor Moderno | Consumidor Moderno