Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como descartar objetos cortantes?

Objetos cortantes e pontiagudos representam risco para os coletores e, por isso, precisam de um descarte cuidadoso. Confira algumas dicas de como descartar esses resíduos de forma segura.

Alguns objetos cortantes e pontiagudos, como lâminas, palitos de churrasco, agulhas, vidros ou facas, fazem parte da nossa rotina e, quando chega o momento de descartá-los, sempre surge a dúvida sobre qual é a melhor maneira de jogar fora esse tipo de material.

Por se tratar de objetos perigosos, que podem colocar em risco a saúde de muitas pessoas e, principalmente, causar acidentes aos coletores de lixo, o procedimento mais indicado para o descarte desses materiais é colocá-los em um recipiente fechado – como garrafa pet ou caixa de papelão -, vedar bem com fita adesiva, e fazer a indicação de que naquela embalagem contém resíduos que podem causar ferimento. Desta forma, os coletores estão cientes de que aquele lixo merece um cuidado maior no manuseio.

No caso das facas, é possível embrulhá-las em papelão e fita adesiva, protegendo bem a lâmina, para depois depositar no lixo reciclável.

E sempre que surgir alguma dúvida a respeito do descarte de algo que possa ferir outras pessoas ou causar contaminação no meio ambiente, considere o descarte mais correto e responsável possível.

E seringas, como descartar?

Apesar de toda a orientação que existe hoje em dia sobre a forma correta de descarte de agulhas e seringas, muitas pessoas ainda agem de forma errada, colocando em risco a saúde do meio ambiente e de outras pessoas.

A Revista Gaúcha de Enfermagem divulgou uma pesquisa em 2009, que mostra o que os portadores de diabetes mellittus insulino-dependentes faziam com as suas agulhas e seringas usadas no dia a dia. Os pesquisadores entrevistaram 70 indivíduos e, ao serem questionados sobre como descartavam as seringas e agulhas, mais da metade dos entrevistados, ou seja, 51,4%, afirmaram jogar os resíduos no lixo doméstico. Outra parte (34,3%) respondeu que colocavam em uma garrafa pet (fornecida pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS) ou em uma caixa e levavam de volta para a UBS, e 14,3% disseram que queimavam os resíduos no fogão.

Ao serem descartados da forma correta – que é acondicionando em um recipiente fechado e entregando em alguma UBS -, esses materiais contaminantes passam por um tratamento especial (por autoclave, micro-ondas ou ETD), para posteriormente terem como disposição final os aterros sanitários.

Para facilitar o entendimento da importância em tomar os devidos cuidados com o descarte de agulhas, seringas lancetas e outros resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) produziu um vídeo educativo que ensina a população como fazer este descarte adequado.

Confira: