Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

https://www.facebook.com/ONUBrasil/photos/a.146896885394810.38447.111416188942880/1490548047696347/

Definidos em setembro de 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) têm o objetivo de melhorar os indicadores sociais, econômicos e ambientais registrados no planeta, de modo a melhorá-lo para as próximas gerações.

Junto com outras 169 metas que devem ser alcançadas até o ano de 2030, os 17 ODSs fazem parte de um plano global de desenvolvimento sustentável assinado por líderes dos 193 países membros da ONU, que estão em busca de maneiras de alcançar um desenvolvimento sustentável em diversos âmbitos.

Quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU?

1 – Extinguir a pobreza

Quando os 17 ODSs foram estabelecidos, em 2015, o planeta registrava um total de 836 milhões de pessoas vivendo em condições de extrema pobreza. Esse problema era maior especialmente em países pequenos, com economias frágeis e atingidos por conflitos.

2 – Eliminar a fome

Atualmente, uma em cada nove pessoas no planeta ainda sofre de subnutrição — na Ásia, dois terços da população passam fome. Por isso, o segundo objetivo consiste em investir na segurança alimentar e na qualidade da nutrição, além de incentivar a agricultura sustentável. A agricultura é considerada fundamental nesse processo, pois gera renda para 40% da população mundial.

3 – Assegurar vida saudável e bem-estar

Investir na política preventiva contra doenças que atingem, sobretudo, a população infantil dos países com baixos índices de desenvolvimento. Investir na saúde materna e no combate ao HIV — que, em 2015, atingia cerca de 35 milhões de pessoas no mundo.

4 – Universalizar e qualificar a educação

Adotar programas que assegurem que todas as crianças estejam matriculadas na escola e elevar os níveis de alfabetização, promovendo autodesenvolvimento e oportunidades de aprendizagem para todos.

5 – Promover a igualdade de gênero

Reduzir as desigualdades e melhorar as oportunidades de ensino e trabalho para as mulheres, investindo na inclusão e empoderamento das meninas e mulheres.

6 – Promover a gestão sustentável da água e universalização do saneamento

Reduzir a mortalidade por contaminação da água e das baixas condições de saneamento, reduzir as enchentes e o desperdício, sobretudo na agricultura.

7 – Promover o acesso sustentável à energia de qualidade para todos

Investir nas fontes renováveis de energia — como o sol, água, vento e outras formas de energia limpa —, reduzindo o impacto da utilização de formas poluentes e que degradam o meio ambiente.